Desde o dia 13, os táxis podem usar as faixas em qualquer horário, desde que tenham passageiros.
Segundo Haddad, a decisão ocorreu após técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) concluírem que os táxis não prejudicarão os ônibus nas faixas.
Para chegar a essa conclusão, conforme o prefeito, foi estudado o tráfego nos 70 km de faixas em que os táxis foram autorizados a circular em março, como na av. 23 de Maio.
Segundo Haddad, sua decisão vai beneficiar os cerca de 500 mil passageiros que usam táxis diariamente - nos ônibus, são 5 milhões.
Críticas
A decisão é criticada por especialistas, que dizem acreditar que a medida pode anular os benefícios obtidos com a criação das faixas - Haddad implantou 356 km.
Segundo o último balanço da CET, houve aumento de 69% na rapidez dos ônibus.
"Pode ser um tiro no pé, atrapalhar o que se ganhou. Deveria ser no caso a caso, não liberar geral. Se houver volume significativo de táxis, vai afetar o desempenho do transporte coletivo", afirma o consultor Horácio Figueira.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de setembro de 2014