A principal novidade, ressalta o Diário, foi o anúncio de mais 70 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, além dos 150 quilômetros já prometidos. Segundo ele, a conclusão do plano que agora totaliza 220 quilômetros de faixas será antecipada. Haddad disse que os trechos serão entregues até o final do ano e não mais até 2016, término da gestão.
Velocidade
A ênfase na implantação de faixas exclusivas faz parte do plano da Prefeitura de aumentar a velocidade média dos ônibus. Desde o início da gestão, já foram criados cerca de 70 quilômetros e, esta semana, a medida será estendida à Marginal Pinheiros. Segundo Haddad, a Avenida 23 de Maio é uma via que receberá a faixa, até a região do Grajaú. Posteriormente, o trecho terá um corredor de ônibus.
Para Haddad, tais medidas podem ajudar a baratear o sistema de ônibus. ?A solução consistente é aumentar a velocidade dos ônibus, melhorando a qualidade e diminuindo custos?, disse o prefeito em entrevista à TV Globo.
Especialistas dizem que as faixas resolvem parte do problema. ?A faixa à direita vai ajudar um pouco, já que abre mais espaço no viário com o fim de áreas de Zona Azul e outras intervenções, mas não é a solução?, disse Ivan Metran Whately, diretor de mobilidade do Instituto de Engenharia.
Para o engenheiro de transporte Horácio Augusto Figueira, as faixas podem melhorar a velocidade dos ônibus, mas deveriam valer por todo o dia, não apenas no horário de pico. Ele disse que a medida deve ser acompanhada da construção de corredores eficientes para os ônibus, à esquerda das vias.
Fonte: Diário de São Paulo, 27 de junho de 2013