No dia 1º, os agentes do órgão iniciaram a aplicação de multas nos veículos que estiverem parados em áreas proibidas do terminal.
"É um alerta, uma brincadeira para o motorista perceber que está parado em local errado", diz o técnico de trânsito Filipe Gaspar.
Na manhã do dia 28, os agentes também atuaram no antigo estacionamento do terminal onde havia vários veículos estacionados em vagas não permitidas. O Detran alertou os motoristas com o panfleto educativo, mas informou que não poderá multar dentro dos estacionamentos porque a administração da área é privada.
A reportagem do G1 percorreu a área e registrou vários veículos estacionados fora das vagas, em cima de calçadas ou em fila dupla. No novo estacionamento, inaugurado no dia 15 de junho para a Copa das Confederações, havia vagas de sobra.
Após três meses de obra, o Aeroporto Internacional de Brasília mais que dobrou o número de vagas no estacionamento pago: de 1,3 mil, o número de vagas disponíveis saltou para 3,1 mil.
O orientador de trânsito do estacionamento, Miqueas Freitas, disse que a área nova nunca fica totalmente ocupada e que os motoristas reclamam da falta de sinalização e da distância para o aeroporto. "Os motoristas são preguiçosos e querem estacionar no lugar onde vão embarcar."
A médica Will França afirma que prefere estacionar no novo espaço. "Eu sempre parava lá no antigo, mas tinha que ficar no carro esperando vaga e não era muito bom."
A multa para o motorista que estaciona ou para o carro em local proibido é de R$ 85,13, mais cinco pontos na carteira.
Durante a ação no aeroporto, os fiscais alertaram ainda os motoristas sobre o perigo do uso de bebida alcoólica, da travessia de pedestres fora das faixas, além de orientar as crianças sobre importância de respeitar as regras do trânsito.
Fonte: portal G1, 28 de junho de 2013