Parking News

Em declaração a Johanna Nublat e Ângela Pinho, da Folha de S. Paulo, em Brasília, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, disse que nenhum motorista pode ser preso por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Segundo ele, o governo não deve mexer na tolerância zero ao álcool na direção, mas espera contestações na Justiça. Veja a seguir alguns trechos da entrevista:
Folha - Como será aplicada a margem de tolerância?
Pedro Abramovay - O objetivo da lei é punir quem ingeriu bebida alcoólica e só, não quem é diabético ou tomou remédio. Com relação ao bombom de licor, o bafômetro foi feito para medir a concentração de álcool no sangue, não na boca. Se você esperar 30 segundos depois do bombom, não vai dar essa concentração, porque aí não tem mais álcool na boca.

Folha - A margem de 0,2 é provisória?
Abramovay - É provisória enquanto o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não definir (nova margem). Nossa expectativa é que fique mais ou menos na mesma proporção.

Folha - Em alguns casos, a margem pode ser maior?
Abramovay - Se for uma concentração altíssima, a pessoa não poderia dirigir. Se for, por exemplo, 0,3, isso vai ser discutido no caso a caso. A lei não tem que tratar do caso a caso.

Folha - O que pode acontecer com o motorista que se recusar a fazer o teste de bafômetro? Pode ser preso?
Abramovay - Ele pode tomar multa, mas não ser preso. O agente pode fazer o exame clínico na hora, (mas) a validade dele sempre foi um problema no Judiciário. Se a pessoa não consegue parar em pé, pode ser encaminhada para a delegacia? Esse que está visivelmente embriagado pode, mas ele não está sendo preso porque se recusou a passar pelo bafômetro.

Folha - Há quem diga que a lei, ao multar o motorista que não se submete ao bafômetro, viola o direito de não produzir provas contra si.
Abramovay - Certamente isso vai parar no Judiciário. O princípio de não produzir provas contra si é uma extração do princípio de ampla defesa, de contraditório e do direito ao silêncio, sobretudo. Na minha visão, a lei conforma esse direito. O sujeito tem o direito de não fazer (o teste do bafômetro), mas ele vai ter uma sanção administrativa, porque está atrapalhando o processo judicial.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de julho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Quebra-cabeças no Pacaembu (06/07/2008)

O perfil do Pacaembu (Zona Oeste) pode mudar devido a uma resolução que altera a preservação histórica do bairro. Baixada pelo secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, ela libera o re (...)

Juiz é flagrado rigindo após beber (03/07/2008)

Um juiz de Direito, da 2ª Vara da Infância e Juventude, foi flagrado com concentração de álcool além do limite permitido em uma batida de carro, no bairro do Rio Vermelho, orla marítima da capital bai (...)

Restrição de circulação é vetada (04/07/2008)

O governo federal desistiu de proibir a circulação de motocicletas entre faixas, como havia sido cogitado no início de fevereiro pelo Ministério da Justiça, divulgou o Jornal da Tarde. A proposta, que (...)

Polícia Militar prioriza os jovens (04/07/2008)

A Polícia Militar de São Paulo informou que os jovens com idade inferior a 25 anos serão alvo da fiscalização da Lei Seca na Capital. A maior parte do efetivo de carros e bafômetros estará nas proximi (...)

Lei Seca estimula novas alternativas (04/07/2008)

Para não ter prejuízos após a nova Lei Seca ter entrado em vigor, cada estabelecimento encontra uma maneira de manter o movimento. Segundo reportagem do SPTV, em um restaurante nos Jardins, foi dispon (...)

Reforço na fiscalização a caminhões (04/07/2008)

Em 48 horas de operação, foram 3.445 autuações de caminhões e uma arrecadação estimada em R$ 293.272,00, conforme veiculou o jornal Estado de S. Paulo. A Prefeitura afirma que o esforço de fiscalizaçã (...)

Só 1h ao a para não infringir leis (03/07/2008)

O decreto que restringe a circulação de caminhões em São Paulo está modificando a rotina das empresas que atuam na área da construção civil e imobiliária na cidade. Para não infringir o Programa de Si (...)

Restrições em Curitiba (03/07/2008

Como distribuir bebidas nas grandes cidades não é fácil, o departamento de logística da Spaipa, fabricante da Coca-Cola no Paraná, se adaptou à realidade de capital paranaense desde 1999. Em Curitiba, (...)

Manutenção de veículo sobe quase 4% (02/07/2008)

O motorista está gastando 3,83% a mais neste ano, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, para colocar combustível, fazer a manutenção e pagar seguros e impostos de veículos, a chamada i (...)

Nova lei tem problemas, z PM (02/07/2008)

A polícia de São Paulo avalia a medida provisória que endureceu as punições contra motoristas que dirigem após beber como malfeita e pode ser contestada judicialmente, informa reportagem de Luis Kawag (...)

SP estuda ampliar horários de ônibus (02/07/2008)

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) estuda a extensão de horários ou a criação de linhas de ônibus, que circulariam durante a madrugada, para oferecer alternativa de transporte aos paulistanos (...)

Segundo CET, restrição de caminhões reduz lentidão (30/06/2008)

O primeiro dia da restrição de circulação de caminhões teve uma redução de 40,25% no pico de lentidão do período das 7h30 às 15h, em toda a área monitorada pela Companhia de Engenharia de