No Brasil, onde era chamado de Ford Bigode, há hoje ao menos 600 unidades do modelo em mãos de colecionadores, calcula o presidente do Clube do Fordinho, Mateus Polizel. O modelo T foi montado no País entre 1919 e 1926 em um galpão instalado na Rua Florêncio de Abreu, no Centro da cidade de São Paulo.
"O Ford T era muito avançado para a época, porém, simples. Funcionava com duas marchas e usava um aço especial que dava grande durabilidade ao carro, que dificilmente quebrava. Mas, se quebrasse, era fácil de consertar", afirma José Luis Vieira, autor do livro "A história do automóvel e a evolução da mobilidade humana".
Movido a álcool, gasolina ou a mistura de ambos, o Ford T é considerado o primeiro carro flex do mundo. Nos EUA, o modelo era abastecido com gasolina, mas algumas unidades vendidas no Brasil - principalmente em Pernambuco, centro de produção de cana-de-açúcar na época - rodavam apenas com álcool, relembra Vieira. "Até mesmo com querosene", acrescenta Polizel.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de setembro de 2008