Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, 13% da área do município é dedicada a estacionamentos. Para o vice-presidente de Public Policy da Uber, Ivo da Motta Azevedo Corrêa, com a mudança do comportamento na mobilidade, a gestão municipal deve começar a observar o potencial de transformação destes espaços futuramente.
O vice-presidente falou sobre as mudanças na mobilidade proporcionadas pelas novas tecnologia em um debate que aconteceu dia 21 na FGV e reuniu outros especialistas para discutir sobre o tema. De acordo com Corrêa, a Uber não é competidora dos táxis ou do transporte público, mas sim do transporte privado. "A gente (Uber) enxerga no futuro as pessoas abrindo mão do seu veículo e enxergando ele como uma prestação de serviço", diz.
Para Corrêa, com esta mudança e o avanço da tecnologia, como os carros autônomos, a frota de carros da cidade poderia ser impactada em 5%. Segundo Corrêa, com essa diminuição de carros também diminuiria o número de procura por vagas de carro e estacionamentos, gerando mais espaço para outros projetos urbanísticos na cidade. De acordo com dados do Data Zap, o valor de uma vaga de carro varia de R$ 14 mil a R$ 240 mil na Região Metropolitana de São Paulo, sendo que quanto mais distante do metrô for o espaço, maior o valor cobrado pela vaga de garagem. Corrêa também adiantou a nova ferramenta que será lançada pelo Uber no segundo semestre deste ano, o Uber Moviment. A plataforma de uso público e gratuita vai disponibilizar mensalmente dados de deslocamentos e o tempo na cidade.
Fonte: DCI - 22/06/2017