Com o início do funcionamento no dia 2 de fevereiro, o sistema de estacionamento rotativo completa dois meses de funcionamento e desde o dia 1º o sistema recebeu uma ampliação com a zona verde. Contudo, apesar deste tempo o sistema ainda divide opiniões de motoristas que precisam estacionar o veículo em um dos bolsões em que vigora o estacionamento rotativo.
O motoboy Maxuel Ribeiro reclamou da cobrança do estacionamento, pois acaba tendo que utilizar vários estacionamentos por dia. "Eu uso o estacionamento umas trinta vezes por dia e toda vez agora terei que pagar estacionamento. Quando for no final do dia tudo que a gente ganha fica no estacionamento", destaca.
Outros motoristas reclamam da organização e forma de cobrança do estacionamento, como a empresária Wanda Mesquita. "Você chega, estaciona e na hora ninguém chega para te comunicar, eles aparecem de repente e a pessoa que deixou o carro não está sabendo o que está acontecendo. Até gostei da implantação do estacionamento, mas ainda precisa ser mais organizado", afirma.
Com a implantação da zona verde são mais 2.963 vagas de estacionamento, sendo que a zona azul compreende as vagas dos bolsões de estacionamento da avenida JK e da primeira rua paralela a ela. Já a zona verde compreende as demais ruas paralelas a JK. Nesse primeiro momento, o sistema está operando em 39 bolsões, sendo 11 na zona azul, que abrange 900 vagas, e 28 na zona verde, compreendendo 2.693 vagas.
Segundo o secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), Christian Zini, a implantação e ampliação do estacionamento é necessário para democratizar as vagas e organizar os estacionamentos públicos.
Ainda conforme a prefeitura de Palmas, o estacionamento rotativo promete um benefício para a cidade mais de R$ 2 milhões em obras de infraestrutura, como construção de calçadas, instalação de câmaras de monitoramento, maior sinalização nas áreas do estacionamento, internet sem fio disponível para usuários do sistema rotativo, entre outros.
Balanço
Conforme informações da prefeitura de Palmas, desde a implantação o sistema registrou um total de 82.731 check-ins, tendo uma média de mil usuários por dia, tendo 5 mil usuários cadastrados no aplicativo Blue.
Nas vagas especiais de estacionamento destinadas aos idosos e pessoas com necessidades especiais de locomoção foram realizadas 500 check-ins. O tempo médio por check-in foi de 34 minutos. Nesses dois primeiros meses, foram emitidas 2.257 notificações, por falta de check-in ou por extrapolar as duas horas de permanência.
Os usuários fizeram pouco uso dos quatro pontos de vendas localizados entre os bolsões de estacionamentos da zona azul na avenida JK, que registraram vendas apenas para 200 pessoas.
Fonte: G1/TO, 2 de abril de 2015