Ao circular pela Grande Vitória, não é difícil se deparar com carros estacionados irregularmente em vagas especiais, destinadas a idosos e pessoas com deficiência. E essa situação é refletida pelos números da fiscalização.
Segundo o Detran-ES (Departamento de Trânsito do Espírito Santo), foram registradas no ano passado 1.866 autuações de estacionamento irregular nesses tipos de vaga, um crescimento de 32% em relação a 2016, quando houve 1.406 multas. Mas, se considerados só os dados referentes às vagas para pessoas com deficiência, a quantidade de notificações triplicou, ao aumentar 205%.
Já nas de idoso, houve queda no número de infrações. O crescimento de ocorrências desse tipo de irregularidade deu-se mesmo após a multa ser considerada gravíssima, já que em 2016 os motoristas que cometeram esse tipo de infração passaram a pagar R$ 293,47 de multa, além de terem sete pontos registrados na carteira de habilitação. Em todo o Estado, foram registradas 9.762 infrações desse tipo no ano passado -- incluindo paradas em vagas de carga e descarga e em locais proibidos.
Desse total, 8.051 autuações foram feitas na Grande Vitória.
Fonte: Jornal Metro - ES - 10/04/2018