Para garantir a rotatividade eficaz na ocupação das vagas, democratizando o uso e facilitando a vida dos motoristas, a Área Azul de São Carlos começou a contar definitivamente com o monitoramento das vagas parquimetradas realizado por veículos com câmeras. Desde o início dos trabalhos com o veículo de videomonitoramento (outubro de 2017), foi realizada uma ampla divulgação e orientação aos usuários que tiveram seus veículos flagrados pela fiscalização, inclusive com envio de correspondência aos motoristas avisando sobre as infrações.
De responsabilidade do Poder Público, em caso de descumprimento, a multa é grave no valor de R$ 195,27 além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este formato de gerenciamento, a implantação do monitoramento de vagas por veículos com câmeras, está de acordo o novo projeto de modernização tecnológica e operacional da Área Azul Digital de São Carlos.
Durante a orientação junto aos motoristas, foram reforçados os conceitos de mobilidade urbana, democratização das vagas e o respeito ao espaço público, que é de uso comum.
São Carlos conta com o total de 2.444 vagas, das quais: 1.547 para carros; 760 para motos; 126 especiais para idosos e deficientes e 97 na área de carga e descarga.
O sistema de Área Azul Digital, administrado pela Estapar, tem como objetivo melhorar significativamente a mobilidade urbana da cidade.
Fonte: A Folha - São Carlos - 12/04/2018