A primeira medição foi no dia 7 de fevereiro. Quase duas semanas se passaram e choveu muito nesse período. A equipe de reportagem mediu tudo de novo para verificar se eles desapareceram, se estão maiores ou se continuam do mesmo tamanho.
Um buraco que media 42 cm estava com 54 cm. Outro aumentou 5 cm.
Depois de semanas de chuva forte, a água entra por trincas que já existem no asfalto e chega até o solo. "A água faz com que os materiais percam a resistência e com isso o pavimento na época de chuva tende a ter maiores danos", explica Liedi Bernucci, coordenadora do laboratório de tecnologia de pavimentação da USP.
Se você foi uma das vítimas dos buracos, a dica é: assim que passar por algum destes buracos, fique atento aos barulhinhos do veículo. Caso não preste atenção, o problema pode piorar.
Um gasto de R$ 200,00, por exemplo, pode se transformar em mais de R$ 1.500,00, se a roda amassar e o pneu estourar, alerta um dono de oficina.
A Prefeitura de São Paulo informou que está realizando mutirões para tapar os buracos da cidade. Só em janeiro 50 mil foram pavimentados.
Fonte: Jornal Hoje, 19 de fevereiro de 2010