Parking News

A Anfavea, associação que representa os fabricantes de veículos automotores, teria apresentado ao governo uma proposta para alterar a tributação pela posse dos carros. A notícia foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a reportagem, em vez do atual IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, proporcional ao valor do bem, seria criada uma taxa anual de valor único.
Chamada ICVA, Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores, a taxa substituiria o IPVA e, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, estimularia a renovação de frota, uma vez que, quanto mais velho o carro, maior seria o peso do tributo em relação ao seu valor de mercado. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, as fabricantes expuseram essa proposta por saber que o governo planeja uma readequação no cálculo do tributo a partir de 2017, quando tem início a segunda etapa do Inovar-Auto, programa de estímulo à indústria automobilística brasileira.
A unificação seria complexa porque o IPVA tem variações de alíquota de um Estado para outro. Para que a arrecadação paulista fosse mantida, por exemplo, o governo do Estado teria de cobrar cerca de R$ 800 por veículo. Modelos com mais de 20 anos continuariam isentos. Motos e caminhões não estariam nesse cálculo.
Fonte: revista Automotive Business, 14 de março de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

As realidades do transporte (14/03/2014)

Os resultados da mais recente pesquisa sobre mobilidade urbana na Grande São Paulo, divulgados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, vêm confirmar aquilo que os habitantes da região já sabem, (...)


Seja um associado Sindepark