1 - O motorista deve andar sempre com o vidro fechado, principalmente nas paradas. As janelas abertas facilitam a retirada de objetos de dentro do veículo, muitas vezes sem que o condutor perceba.
2 - Não use jóias, relógios e outros acessórios chamativos. Quanto mais discreto, mais chances você tem de evitar um assalto.
3 - Não pare para auxiliar outros motoristas em lugares isolados. Caso perceba que houve algum acidente ou falha mecânica, vá diretamente procurar ajuda em uma delegacia ou posto policial.
4 - Não pare em lugares isolados por qualquer batida. Elas podem ter sido provocadas por bandidos que esperam sua parada e saída de dentro do carro para agir. A dica vale também para objetos colocados na pista que possam furar os pneus ou quebrar os vidros. Tente seguir o máximo possível até um posto de combustível ou outro lugar com maior movimento.
5 - Não deixe objetos como pacotes, mochilas e bolsas sobre os bancos. Os ladrões costumam roubar essas coisas quebrando os vidros. Prefira deixar os volumes dentro do porta-malas.
6 - Não cole na lataria adesivos que indiquem padrão social ou estilo de vida, como academias e colégios caros ou condomínios de alto padrão.
7 - Ao passar por lombadas ou valetas, veja se não há ninguém suspeito esperando sua diminuição de marcha. Também fique a uma distância segura do veículo à frente para, caso ele pare para te fechar, você consiga desviar e seguir em frente.
8 - Não se distraia com o rádio, lendo jornais ou conversando com outros passageiros. Os assaltantes aproveitam esse momento para agir. Fique sempre de olho na aproximação de outras pessoas. Um motorista atento repele o bandido.
9 - Ao estacionar, veja se não tem nenhum suspeito por perto. Caso haja, dê mais uma volta ou procure uma vaga em um lugar mais movimentado.
10 - Se nada der certo, ao ser abordado fique calmo e anuncie seus movimentos para o ladrão, como "vou pegar minha carteira" ou "vou tirar o cinto". Não faça movimentos bruscos e procure obedecer para não irritar o bandido. Lembre-se que o momento é de tensão para os dois.
Fonte: site iCarros, 01 de junho de 2011