Depois da primeira quinzena aquecida, com média de 15,2 mil emplacamentos por dia útil, as vendas de veículos leves esfriaram na segunda metade de janeiro e na última semana o ritmo caiu para 11,8 mil/dia. Segundo dados do Renavam obtidos pela Carcon Automotive e repassados a Automotive Business, até dia 27, os licenciamentos de automóveis e comerciais leves novos somaram 248,7 mil unidades, fazendo a média de 18 dias úteis baixar para 13,8 mil.
?Boa parte dos emplacamentos feitos na primeira quinzena de janeiro foi de veículos que ainda tinham o IPI menor (de 2013)?, explica o consultor Julian Semple, da Carcon. Por isso o movimento nas concessionárias foi maior no começo do mês, com clientes interessados em aproveitar os preços levemente mais baixos. Com o fim dos estoques, as vendas voltaram ao patamar usualmente fraco do início do ano.
Semple calcula que, mantida a média atual, os emplacamentos de janeiro inteiro devem somar 305 mil veículos leves, o que significa crescimento de 2,7% sobre o mesmo período de 2013. Seria um resultado positivo para o primeiro mês do ano, quando as vendas costumam ficar abaixo das 300 mil unidades.
Fonte: Automotive Business, 28 de janeiro de 2014

Faixa em viaduto trava Pacaembu (29/01/2014)

Inaugurada no fim do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus no Viaduto Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem causado transtornos até para os coletivos, em horários de maior movimento. Carros que sa (...)

Mais trapalhadas das faixas (31/01/2014)