Parking News

São Paulo pode ganhar ainda neste mês seu primeiro semáforo exclusivo para ônibus. Um projeto-piloto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê a instalação de um desses equipamentos na Rua Clélia, na Lapa, zona oeste da capital paulista. O aparelho, que abrirá dez segundos antes do sinal para os demais veículos, integra um tipo de concepção de trânsito ainda inédito na cidade, o chamado "queue jump" ("fura-fila", em uma tradução livre do inglês). As informações são de O Estado.
O objetivo é diminuir o conflito com os carros, já que na Rua Clélia os coletivos têm faixas exclusivas situadas em lados opostos, dependendo da altura da via. A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a canaleta destinada só para os ônibus muda da direita para a esquerda. Com isso, os veículos são obrigados a fazer uma conversão à esquerda, disputando espaço com carros e motos.
De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, motoristas e pedestres terão de ser preparados e orientados para o "queue jump", a fim de se evitar acidentes - afinal, haverá dois tempos semafóricos na mesma esquina. A Rua Clélia passará por uma reconfiguração: a faixa de ônibus à direita será ampliada em mais uma quadra, terminando na esquina da Rua Tibério, onde será instalado o novo semáforo, que, para ser identificado, trará o epigrama de um ônibus visto de lado. No futuro, outros cruzamentos também poderão receber o sinal só para ônibus.
Deslocamentos
Contra eventuais críticas dos motoristas, Tatto afirmou que a medida facilitará os deslocamentos de todos os tipos de veículos. "Esse tempo que, em tese, o usuário do carro acha que está perdendo, porque (o sinal) não abriu ao mesmo tempo, está, na verdade, ganhando, porque evita o entrelaçamento (com os ônibus)", disse, após entrevista à Rádio Estadão, onde anunciou a novidade.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faixa em viaduto trava Pacaembu (29/01/2014)

Inaugurada no fim do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus no Viaduto Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem causado transtornos até para os coletivos, em horários de maior movimento. Carros que sa (...)

Mais trapalhadas das faixas (31/01/2014)

A cada dia surgem novos sinais de que a implantação - aos trancos e barrancos - de mais de 300 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, no curto espaço de um ano, está muito longe de ser a maravilh (...)

Vendas esfriam no fim de janeiro (28/01/2014)

Depois da primeira quinzena aquecida, com média de 15,2 mil emplacamentos por dia útil, as vendas de veículos leves esfriaram na segunda metade de janeiro e na última semana o ritmo caiu para 11,8 mil (...)


Seja um associado Sindepark