O Detran/SP informa que desde sábado (1), o licenciamento dos veículos registrados na capital não está mais condicionado à aprovação na inspeção veicular ambiental até que a Prefeitura de São Paulo retome a realização do serviço, suspenso pela administração municipal. Dessa forma, todos os veículos registrados na cidade de São Paulo poderão fazer o licenciamento normalmente, conforme os dos demais municípios do Estado, nos quais não existe inspeção ambiental. Isso signifca que mesmo o motorista que não passou pela inspeção ambiental em 2013 ou nos anos anteriores poderá licenciar seu veículo a partir de 1º de fevereiro. O mesmo vale para quem teve o veículo reprovado na inspeção, destaca o iCarros.
Quem pagou o licenciamento em janeiro de 2014 para receber o documento em casa via Correios (mas recebeu uma carta do Detran/SP alertando que o veículo não fez a inspeção de 2013) deverá aguardar, pois o documento será emitido e enviado ao endereço do condutor a partir de fevereiro.
Quem pagou o licenciamento em dezembro de 2013 para receber o documento em casa via Correios (quando o agendamento da inspeção ainda estava disponível) e não conseguiu fazer a inspeção em janeiro, deverá ir a qualquer unidade do Detran/SP ou posto Poupatempo, apresentar o comprovante de pagamento e retirar o documento na hora.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo que não esteja com o licenciamento em dia é infração gravíssima: multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira, apreensão e remoção do veículo. Já conduzir sem portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o documento seja apresentado.
Fonte: iCarros, 31 de janeiro de 2014

Faixa em viaduto trava Pacaembu (29/01/2014)

Inaugurada no fim do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus no Viaduto Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem causado transtornos até para os coletivos, em horários de maior movimento. Carros que sa (...)

Mais trapalhadas das faixas (31/01/2014)