Parking News

Internautas do G1 enviaram perguntas sobre defeitos que encontraram logo pela manhã, ao ligar o carro. Problemas no motor ou sistema elétrico podem aparecer nesse momento e o carro não "pegar". Veja a seguir algumas respostas:
- Toda vez que ligo meu carro tenho que acelerar para ele não morrer. Já troquei a bateria, as velas e os cabos de vela. O que deve estar acontecendo?
G1 - Nesse caso deve haver entupimento de alguma passagem no coletor de admissão. A mais propensa a entupimento é a primeira, logo após o corpo de borboletas.

- Quando vou dar a partida no meu carro pela manhã tenho que tentar umas três ou quatro vezes e esperar um pouco para sair. Se eu não espero, ele perde força quando reduzo a marcha. O que pode ser?
G1 - Pelo relato, a primeira atitude seria verificar a pressão da bomba de combustível. Ela pode estar com pouca pressão e isso pode ocasionar esse tipo de falha. É importante, também, verificar se o filtro de combustível não está obstruído com alguma sujeira.

- Toda manhã quando ligo o carro o relógio do painel está zerado. Eu arrumo o relógio, mas no dia seguinte ele volta a zerar. O carro não dá nenhum trabalho para ligar e a bateria nunca foi trocada. Seriam indícios de que ela está acabando?
G1 - São indícios sim. Possivelmente quando a bateria for trocada, o problema desaparecerá.

- De vez em quando as luzes do meu carro ficam piscando. E a janela abre de uma forma oscilante no mesmo ritmo das piscadas. O que seria isso?
G1 - Certamente é um problema elétrico em seu veículo. De acordo com a descrição relatada o mais provável é que o causador dessa pane seja o regulador de voltagem do alternador, que no caso está oscilando a tensão.

- Quando ligo a seta para o lado direito e uso o freio ao mesmo tempo, a seta para de funcionar. Se eu tiro o pé do freio a seta volta a funcionar. O que pode está ocorrendo? É grave?
G1 - Não precisa se preocupar, pois não é grave. O que pode estar ocorrendo é falta de aterramento na lanterna traseira. Verifique se não existe oxidação no suporte das lâmpadas.

- A água do radiador do meu carro acaba muito rápido. Acho que é pelo fato de toda manhã eu limpar o vidro da frente do carro por causa da poeira. Será que estou usando demais esse recurso? Como posso aumentar o volume de água do radiador?
G1 - A água do radiador serve somente para o sistema de arrefecimento do motor, ou seja, para evitar que o motor tenha um superaquecimento. O mais provável é que você esteja observando o reservatório de água, exclusivo para o esguicho de limpeza do parabrisa, baixar o nível. Mas até então não há problema algum. Aumentar o volume desse reservatório seria uma adaptação e isso nem sempre fica bom. Agora, se o radiador de seu automóvel estiver baixando o nível de água, é porque existe algum tipo de vazamento no sistema que precisa ser reparado o mais rápido possível.

- É verdade que se usar álcool como combustível o escapamento estraga mais que se eu usar gasolina no meu carro flex?
G1 - De certo modo sim, mas o que mais estraga a tubulação de escapamento são os curtos trajetos, uma vez que a condensação no seu interior, principalmente no inverno, é inevitável. Isso faz do abafador do carro um acumulador de água. No veículo abastecido com álcool essa condensação é ainda maior, o que proporciona um maior volume de água em seu interior. Além disso, o álcool é mais corrosivo do que a gasolina. Entretanto, se o automóvel percorre grandes trajetos diariamente, isso não constitui nenhum problema.
Fonte: portal G1, 3 de setembro de 2009

Categoria: Geral


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