Parking News

O projeto da prefeitura de transformar a Avenida Rio Branco num imenso parque de 2 milhões de metros quadrados deverá fazer com que o Centro ganhe mais dois mergulhões, a exemplo da Praça Quinze. Eles seriam construídos nas interseções da Rio Branco com as avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso. Os carros oriundos dessas vias usariam passagens subterrâneas a caminho da Rua da Carioca e da Avenida Chile. O projeto, apelidado de Rio Verde, prevê ainda a construção de ao menos duas grandes garagens no subsolo, para compensar a restrição ao tráfego na avenida e a proibição do estacionamento na superfície, destaca O Globo.
O número de vagas e a localização dos estacionamentos subterrâneos ainda serão estudados, mas a Rua México e a Avenida Graça Aranha estão cotadas. Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, o projeto pretende garantir que o vencedor da licitação para a construção do parque se comprometa com a manutenção de todo o espaço. O objetivo é evitar problemas de conservação como os do mergulhão da Praça Quinze e de outras áreas públicas. Em troca, o concessionário teria o direito de explorar as garagens e os serviços de bicicletas, carrinhos elétricos e ecotáxis previstos na concepção do parque.
Dias informou ainda que o projeto não inclui os 500 metros iniciais da Rio Branco, entre a Praça Mauá e a Candelária, porque o trecho será importante na reorganização do trânsito prevista na revitalização da Zona Portuária. Já os ônibus que hoje passam pela Rio Branco circulariam pelas avenidas Passos e República do Paraguai. Mas a opção de seguir pela Avenida Presidente Vargas até o mergulhão da Praça Quinze não deixaria de existir.
Fonte: O Globo (RJ), 3 de setembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vendas de veículos recuam 9,5% (02/09/2009)

As vendas de veículos novos em agosto caíram 9,5% em relação ao mês anterior, para 258.163 unidades, incluindo caminhões e ônibus. Ainda assim, foi o melhor agosto em vendas na história do setor. Em r (...)

Desordem no cartão postal (03/09/3009)

O turista que visita o Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais famosos do mundo, sai de lá conhecendo o Rio de janeiro em todos os sentidos, analisa reportagem do Jornal do Brasil. Do alto do morro (...)

Garagem pode sair do papel (02/09/2009)

No meio de uma disputa judicial há quase dez anos, o projeto de construção de um estacionamento subterrâneo na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, poderá, finalmente, virar realidade, informou O G (...)

Ciclofaixa vai ligar mais parques (03/09/2009)

A ciclofaixa de lazer entre os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas sofreu mudanças no percurso dia 6 de setembro, para que fossem eliminados pontos de conflito com os pedestres. E, até a prim (...)

A manutenção das vias (07/09/2009)

Nos primeiros sete meses do ano, a Prefeitura recapeou apenas 14 km de vias públicas em São Paulo, o equivalente a 0,1% dos 15 mil km de ruas e avenidas asfaltadas da Capital. Pelos dados publicados n (...)


Seja um associado Sindepark