Cinco meses depois de a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) proibir os táxis de circular nos corredores de ônibus durante o horário de pico, pouca coisa mudou em relação à velocidade dos coletivos. Levantamento da SPTrans, empresa que gerencia o transporte municipal, aponta que o ganho médio na velocidade foi de apenas 1 km/h. A velocidade nos nove corredores da cidade passou de 18,3 km/h para 19,4 km/h - aumento de 6%. A proibição vale das 6h às 9h e entre 16h e 20h.
A multa para quem descumpre a determinação é de R$ 127,69, com acréscimo de cinco pontos na carteira. O resultado ficou muito aquém dos 20% (3,6 km/h) de melhora que a prefeitura esperava, de acordo com levantamento feito antes da adoção da medida. A saída dos táxis dessas vias também foi alvo de uma recomendação do Ministério Público.
O melhor desempenho foi no corredor da avenida João Dias, que apresentou aumento de 11% na velocidade passou de 17,3 km/h para 19,3 km/h, no sentido bairro. Já nos corredores da avenida Paes de Barros e Vereador José Diniz/Ibirapuera, houve queda (veja quadro). O resultado é bem inferior ao obtido pelas faixas de ônibus, à direita, que começaram a ser implantadas em 2013. Estudo divulgado pela CET, em setembro do ano passado, mostrou que houve um ganho de 45% na velocidade dos ônibus após a implantação das faixas. Passou de 14km/h para 20 km/h.
Fonte: Jornal Metro, 29 de agosto de 2014

BRT terá superônibus para até 270 passageiros (26/08/2014)

Parece um trem de tão comprido e carrega mais gente até do que muitos aviões comerciais. Mas não está sobre trilhos, tampouco acima das nuvens

Current banking (...)