Em agosto, o preço da fração de 15 minutos de estacionamento em Belo Horizonte subiu 6,2% na comparação com abril, segundo levantamento do site Mercado Mineiro. O percentual é bem superior ao da inflação do ano, calculada até a segunda semana de agosto pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead), que contabiliza uma alta de 4,92%.
O preço médio da fração custava R$ 2,58 no quarto mês de 2014. Agora, passou a custar R$ 2,74.
E a ordem é pesquisar, segundo o diretor do site, Feliciano Abreu. A diferença de preço entre os estacionamentos pode chegar a 600% no caso da fração de 15 minutos. O menor valor encontrado foi R$ 1 e o maior, R$ 7. "A maior diferença é justamente na fração de 15 minutos. Afinal, poucas pessoas lembram o preço. Os estabelecimentos aumentam o valor e o consumidor, muitas vezes, não percebe a alta. Afinal, a maioria das pessoas costuma guardar o valor da uma hora", observa.
Como há muita diferença de preço, ele recomenda andar vários quarteirões em busca de valores menores. "É bom calcular. Dependendo do tempo que a pessoa for gastar e da localização da casa ou trabalho, pode compensar pegar um táxi ou, quem sabe, ir de ônibus e voltar de táxi do que pagar estacionamento. É claro que não dá para fazer isto sempre. O cidadão fica limitado, já que não conta com a opção de um transporte público de qualidade", diz.
Entre os estabelecimentos pesquisados, o preço da diária variou 326,67%, podendo ser encontrada por preços que vão de R$15,00 até R$64,00. Na comparação com abril, a boa notícia é que a diária caiu 3,5%, passando de R$31,46 para R$30,36.
A variação do preço do pernoite foi ainda maior que a diária, com alta de 400%, podendo custar de R$ 10,00 até R$ 50,00.
Já na comparação com a pesquisa de abril deste ano, o preço médio do pernoite teve queda de 4,37%. O preço cobrado saiu de R$ 25,17 em abril para R$ 24,07 em agosto deste ano.
O site Mercado Mineiro (www.mercadomineiro.com.br) realizou a pesquisa entre os dias 18 e 19 deste mês. Foram avaliadas frações de 15, 30, 45 minutos, uma hora, diária, pernoite e mensalidade em 68 estacionamentos da capital, além de Contagem, Lagoa Santa e Confins, na região metropolitana.
No topo
Variação. A fração de 45minutos nos estacionamentos pesquisados custa entre R$ 3 e R$ 12 - variação de 300%. O preço médio subiu 2,56%, passando de R$ 7,02 para R$7,20.
Fonte: O Tempo (BH), 26 de agosto de 2014

BRT terá superônibus para até 270 passageiros (26/08/2014)

Parece um trem de tão comprido e carrega mais gente até do que muitos aviões comerciais. Mas não está sobre trilhos, tampouco acima das nuvens

Current banking (...)