Além de se preocupar com os congestionamentos na cidade de São Paulo, o motorista também precisa ficar atento a outras questões do trânsito, como onde parar o carro. Segundo o Sindepark (sindicato das empresas de estacionamento de SP) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade tem cerca de 500 mil vagas em 5.346 estacionamentos e 38 mil vagas de Zona Azul em diferentes pontos da cidade.
Avulso
Nos estacionamentos particulares, os preços não são tabelados e variam de acordo com cada região. Eles devem estar afixados em local visível e de fácil leitura. Número de vagas, presença de manobristas e existência de seguro também são dados que devem ser informados ao usuário.
Fique atento quanto às anotações corretas do horário de entrada e da identificação do veículo - verifique se há prazo de tolerância.
É considerada uma prática abusiva, pelo Código de Defesa do Consumidor, a exigência do pagamento da estadia máxima, em caso de extravio do comprovante do estacionamento, quando o fornecedor, por outros meios, puder determinar ou estimar o tempo utilizado pelo usuário. No entanto, havendo prejuízo, como a perda do cartão magnético ou assemelhado, o fornecedor poderá pleitear o ressarcimento.
Se ao retirar o veículo do estacionamento for detectada alguma avaria, o caso deve ser informado na hora e formalmente ao estabelecimento. Deve-se também registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia.
Vagas permanentes
Ao alugar uma vaga permanente, não deixe de verificar: se ela é fixa; se é coberta e bem iluminada; se as chaves irão permanecer no local; se existe facilidade de manobra; se há segurança na área; horário de funcionamento do estabelecimento etc. É recomendável contratar o serviço por escrito, discriminando se é semanal, quinzenal ou mensal, data e local de pagamento, forma de reajuste, multa por atraso ou rescisão contratual e, por fim, detalhar os acessórios do veículo.
O consumidor deve exigir o boleto de entrega do carro, que deve ser apresentado na retirada, assim como o recibo de cada pagamento.
Caso sinta falta de algum equipamento do automóvel - macaco, estepe, extintor de incêndio - ou o veículo sofrer algum dano enquanto estiver nas dependências do estacionamento, comunique formalmente o ocorrido imediatamente ao responsável e registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Preços médios avulso (R$) - até 1 hora
Pinheiros - 9,67
Vila Mariana - 9,95
Bela Vista - 9,78
Jardins - 11,62
Liberdade - 7,78
Butantã - 6,94
Centro - 10,00
Itaim Bibi - 11,89
República - 8,50
Fonte: Sindepark 2013

Zona Azul
Criado em 1974, o sistema Zona Azul na capital paulista hoje conta com mais de 38 mil vagas.
Cada cartão de estacionamento autoriza o veículo a ficar estacionado na vaga por uma hora. O tempo máximo de permanência na mesma vaga é de duas horas, sendo obrigatório sair ao fim do período, exceto nos locais onde a sinalização indicar exceções.
O motorista deve preencher o cartão somente com caneta, informando a placa do veículo, dia, mês, hora e minuto de sua chegada. O cartão deve ser colocado sobre o painel do carro, com a frente voltada para cima. É proibido colocar o cartão fora do veículo.
O valor cobrado pela folha avulsa de zona azul foi reajustado em agosto de 2014. O reajuste, de 67%, representa o dobro da inflação desde o último aumento, em outubro de 2009. Na ocasião, o valor subiu de R$ 1,80 para R$ 3. Desde então, o IPCA acumulado ficou em 32,6%.
A relação de revendedores autorizados está disponível no site da CET.
Fonte: Folha de S. Paulo, 1º de setembro de 2014

Categoria: Fique por Dentro

BRT terá superônibus para até 270 passageiros (26/08/2014)

Parece um trem de tão comprido e carrega mais gente até do que muitos aviões comerciais. Mas não está sobre trilhos, tampouco acima das nuvens