Seis motoristas são multados ao dia por usar vaga de idoso

multavagadeficiente-907

Seis motoristas são multados por dia em São Paulo por desrespeitar as vagas especiais para idosos em 99 estabelecimentos privados como shoppings e supermercados. De 30 de setembro de 2017, quando começou a fiscalização, a 31 de maio deste ano, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) aplicou 1.459 multas pela infração.

A companhia da gestão Bruno Covas (PSDB) também fiscaliza o desrespeito às vagas de deficientes - no mesmo período, foram registradas 1.607 infrações para esses casos. No total, foram 1.626 motoristas foram autuados. A multa por desrespeitar as vagas de idoso e de deficiente é de R$ 293,47 mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo a CET, as operações de fiscalização acontecem em datas específicas em shoppings e supermercados que já se adequaram à sinalização definida pelo órgão - pinturas e placas - e também quando a companhia recebe denúncias sobre desrespeito às regras.

A lista com os 99 estabelecimentos que já estão adaptados e podem ser fiscalizados está disponível no site www.cetsp.com.br. A companhia disse que analisa outros 33 locais, que deverão ser incluídos na relação. Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos e 2% para portadores de deficiência. Para estacionar nesses locais é necessário ter um cartão de estacionamento em nome do idoso ou do deficiente (leia texto abaixo). Se não apresentar o cartão, o motorista pode ser autuado.

Queixas

A CET recebe queixas sobre o uso irregular das vagas de idosos e portadores de deficiência pelo telefone1188. Aligação é gratuita e pode ser feita por cidadãos e pelos estabelecimentos onde ocorre o desrespeito.

Apenas moradores da capital podem pedir à Prefeitura de São Paulo o cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

Fonte: Agora São Paulo - 15/06/2018

Estacionamentos e novos modelos de negócios

Por Jorge Hori* - Diante de uma crise econômica que afeta a demanda, a reação inicial das empresas é cortar custos. A expectativa é gerenciar o fluxo de caixa, até que a crise seja superada e a demand (...)

Assembleia aprova contas do exercício de 2017