Schaeffler Mover antecipa mobilidade autônoma

A Schaeffler concebeu uma plataforma para pequenos veículos autônomos movidos a eletricidade. O conceito é chamado Schaeffler Mover e poderá ser utilizado como robô-táxi e em outras aplicações de transporte sem motorista. O estudo inclui a possibilidade de produção ao longo deste ano de um protótipo com cabine e ar-condicionado.

De acordo com a empresa, os componentes de propulsão e de chassi foram combinados de modo a economizar o máximo possível em espaço. Em cada uma das rodas há um módulo que contém motor, suspensão e atuador do sistema de direção.

Segundo a Schaeffler, cada conjunto permite ângulos de direção de 90 graus, o que aumenta bastante a capacidade de manobrar em ruas estreitas e de estacionar em vagas apertadas. Um sistema de controle de estabilidade desenvolvido para o Schaeffler Mover permite o comando individualizado das rodas, atuando como controle eletrônico de estabilidade (ESC). Outra vantagem inerente ao conceito é a tração integral.

Sediada na Alemanha e presente no Brasil desde1958, a Schaeffler é uma fornecedora automotiva e industrial integrada, focada em inovação e na contribuição para a "mobilidade para o amanhã".

Fonte: Fonte: Automotive Business, 13/08/2018

Câmara quer criar CNH só para carro automático

Há desde 2017 um Projeto de Lei tramitando na Câmara dos Deputados que cria uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica para quem utiliza apenas veículos com câmbio automático/automatizado (...)