A China é o país líder em carros elétricos no mundo por esse motivo

carroeletricoce-552

No ano passado, a China foi o país que mais produziu carros elétricos no mundo. Aproximadamente 580 mil carros elétricos foram vendidos no país, o que representou um aumento de 72% em comparação a 2016, segundo dados da International Energy Agency.

O país se tornou o maior em número em vendas de carros elétricos por um motivo: o incentivo governamental. O governo chinês determinou que 20% dos carros no país devem ser elétricos ou movidos a combustíveis alternativos até 2025.

Em 2017, a China investiu US$ 1 bilhão (ou US$ 6,64 bilhões de yuan) para tornar carros elétricos mais acessíveis à população. Um dos motivos para o governo incentivar a adoção dos carros desse tipo é a redução da poluição nas cidades do país, que sofrem com esses problemas.

No Brasil, os incentivos para a adoção de carros elétricos estão começando a aparecer. O programa Rota 2030 está em caráter provisório e deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional para atuar definitivamente, mas traz incentivos para os próximos 12 anos.

Com o Rota 2030, as alíquotas do IPI para carros elétricos e híbridos passarão a ser de 7% a 20%, de acordo com a eficiência energética e peso do veículo. Até então, o IPI era de 25%. A medida começará a valer a partir de novembro deste ano. Além da redução do IPI, será concedido um crédito de R$ 1,5 bilhão para a indústria automobilística.

“Todo mundo está vendo que o Brasil precisa ter um programa para carros elétricos. O Mundo está globalizado e não vamos ficar de fora dessa”, afirma Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora do CPqD desde 1989 na Área de Sistemas de Energia (ASE).

Para a pesquisadora, que atua no desenvolvimento de baterias no país, o nosso mercado ainda está se desenvolvendo. “Hoje temos alguns carros chegando no mercado, a mobilidade está chegando bem rápido também através de motos e bicicletas elétricas”, comentou.

Mas uma das principais barreiras para adotar os veículos elétricos no país ainda é o preço. “Como é uma tecnologia nova, temos a barreira do preço especial. Hoje o mercado no país ainda é incipiente, está começando a chegar – ainda estamos montando as normas”, afirmou Rosolem.

A pesquisadora destacou que ainda não temos regulamentações específicas para as baterias dos carros elétricos, mas que esse é um mercado promissor.

O mercado naturalmente sofrerá mudanças com a maior adoção de carros elétricos no país e em todo o mundo. “Algumas indústrias, como a Shell, já estão com projetos de pesquisa e desenvolvimento em baterias. Não acho que a indústria vai morrer da noite para o dia, mas vão entrar novos players no mercado e pode ser que tenham que mudar a visão do negócio”, explica Rosolem.

Fonte: StartSe, 20 de agosto de 2018

Câmara quer criar CNH só para carro automático

Há desde 2017 um Projeto de Lei tramitando na Câmara dos Deputados que cria uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica para quem utiliza apenas veículos com câmbio automático/automatizado (...)

Schaeffler Mover antecipa mobilidade autônoma