Parking News

Inteligência Estratégica

Redução da oferta de aplicativos e o impacto nos estacionamentos

30/01/2018


Voltar


estacionamentomanaus-239

Por Jorge Hori*

Quando chegar ao fim a recessão econômica e ocorrer a retomada das atividades econômicas, as empresas de estacionamento pago estarão diante de novos desafios ou será apenas a retomada do quadro anterior?

Grandes mudanças vêm sendo anunciadas, com a introdução de novas tecnologias, afetando a indústria automobilística e, por consequência, os negócios dos estacionamentos. Embora anunciadas como de implantação imediata, na realidade, a maioria levará ainda longos anos para ser efetivada.

Uma das principais inovações, já implantada, é dos aplicativos de chamada de automóveis, como o 99, Cabify, Uber e outros. Melhorou a vida dos usuários pela facilidade e disponibilidade de atendimento. Piorou a mobilidade urbana, pela maior circulação dos automóveis, mesmo com uma frota menor, e teve impacto negativo sobre o negócio dos estacionamentos. Com a redução da demanda.

Os detentores dos aplicativos aproveitaram o momento econômico para popularizar o seu uso, oferecendo preços menores, através da compressão da remuneração dos prestadores de serviços. Dentro da crise econômica e de empregos, ser motorista de aplicativo foi uma grande oportunidade de obter alguma renda, seja para cobrir as perdas em função da demissão do emprego ou para complementar a renda.

Com a retomada dos empregos, muitos motoristas dos aplicativos deixarão de sê-lo, preferindo o emprego fixo. São profissionais bem remunerados, mas perderam o emprego, em função da retração econômica. Voltarão ao emprego, ganhando mais e trabalhando menos horas.

Outros tentarão se manter na atividade, como suplementação de renda. Como estarão trabalhando num emprego durante o dia, buscarão a complementação no horário noturno.

Durante o dia deverá ocorrer a escassez dos serviços, pela redução da oferta. O que poderá levar as pessoas a voltarem a usar mais o carro próprio, para não ficar dependendo da espera dos carros dos aplicativos. Já no período noturno poderá haver maior oferta, impactando o movimento dos estacionamentos que atendem às casas de espetáculo.

O efeito dos aplicativos de chamada de automóveis terá impactos diferenciados na atividade de estacionamentos.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição


Torne-se um associado do Sindepark e aproveite vantagens exclusivas!

Falta de lugar para estacionar, multas aos milhares, motos, bicicletas, automóveis, ônibus, caminhões, pedestres, f (...)


Leis sobre valets e portões automáticos

Foram publicadas no dia 24 de janeiro, no Diário Oficial do Município de São Paulo, a Instruç&atil (...)


Flanelinha e comércio cobram até R$ 7 de Zona Azul Digital (São Paulo/SP)

Conforme o bairro e o horário, encontrar uma vaga de estacionamento nas ruas de São Paulo já costuma ser d (...)


Estacionamentos deverão informar sobre carros em situação irregular (SC)

Os estacionamentos particulares com fluxo maior do que 100 veículos por dia que atuam em Santa Catarina deverão ter o con (...)


Usuários poderão fracionar tempo de uso (Araçatuba/SP)

Os usuários da zona azul, sistema de estacionamento rotativo em Araçatuba administrado pela Arapark, poderã (...)


Turistas e comerciantes reclamam de rotativo (Guarapari/ES)

O estacionamento rotativo nas ruas próximas às praias do Morro, Setiba, Bacutia e Peracanga, em Guarapari, tem pr (...)


No centrão, virou briga todo santo dia (Campinas/SP)

Estacionar o carro no centro de Campinas tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. O baixo número de vagas (...)


Estacionamentos e paradas dominam infrações de trânsito em Palmas (PR)

A maioria das infrações de trânsito no perímetro urbano de Palmas, sul do Paraná (...)


Ruas para pessoas, fim dos estacionamentos e ônibus movidos a café: Londres combate a poluição

  O prefeito de Londres, Sadiq Khan, lançou este mês o esboço do novo plano para a cidade que, segundo ele, marca uma ruptura com os planos anteriores. E ele não está exagerando, j& (...)


Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui