Placas que indicam estacionamento para idosos não terão mais símbolo de pessoa com bengala

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o modelo de placas de trânsito que indicam áreas de estacionamento exclusiva para idosos. Em vez de o desenho simbolizar uma pessoa curvada com bengala, o símbolo passará a representar um cidadão de pé, com a postura reta e o sinal 60+.

A resolução dá um prazo de cinco anos para que a troca das placas seja realizada, mas algumas cidades do país já começaram a adotar o novo modelo.

De acordo com o Estatuto do Idoso, 5% das vagas disponíveis em estacionamentos públicos e privados devem ser destinadas exclusivamente aos veículos conduzidos por pessoas acima de 60 anos ou que as transportem. Para isso, é preciso ter uma credencial emitida pelo governo municipal.

No caso do Rio, o cartão de estacionamento preferencial é emitido pela Secretaria Municipal de Transporte (SMTR). A emissão dessa autorização — que tinha sido suspensa após o ataque hacker aos sistemas da prefeitura, ocorrido no dia 15 de agosto — foi restabelecida em 7 de outubro.

A solicitação do cartão de estacionamento para idosos pode ser feita pelo portal Carioca Digital, por meio do link https://home.carioca.rio/.

Quem já fez o requerimento poderá fazer a consulta no próprio site para saber quando o cartão estará disponível para a retirada. O passe poderá ser retirado no posto de atendimento indicado pelo requerente no momento da solicitação.

Extra, 24/10/22