Itajaí vai retomar estacionamento rotativo até o final do ano (SC)

A empresa Lapaza Empreendimentos, que aluga os parquímetros do serviço de estacionamento rotativo em Balneário Camboriú, foi a vencedora da licitação para fiscalização do sistema em Itajaí, que será administrado pela própria prefeitura. A empresa ofertou a melhor proposta, de R$ 3,6 milhões, para um contrato de 12 meses, que pode ser prorrogado por até 60 meses.

O contrato é para a locação dos equipamentos e sistemas de fiscalização do estacionamento rotativo, serviços de suporte à operação, sinalização, campanha de divulgação e treinamento de pessoal. O processo licitatório está em fase final e passou, nesta segunda-feira, pela etapa de demonstração dos equipamentos pela empresa vencedora para análise do município.

O secretário de Governo, Jean Sestrem, informa que a ordem de serviço só pode ser dada após a conclusão de todo o processo. A previsão é de que o rotativo, desativado desde 2020, seja retomado ainda neste ano. “Se tudo correr bem, antes do fim do ano”, comentou.

Jean ressalta que a contratação não é para a empresa ser operadora do sistema, pois o modelo não se trata de uma concessão. “Quem vai operar o sistema de estacionamento rotativo é a prefeitura, através da Secretaria de Segurança. A secretaria está contratando um sistema de apoio à fiscalização e operação”, explica.

A Lapaza tem sede em Ibiporã, no Paraná, e tem contrato em Balneário Camboriú para a locação dos parquímetros usados no sistema rotativo. Em Balneário, o sistema também é administrado pelo município, por meio da autarquia de trânsito. A empresa só fornece os equipamentos e softwares.

Entenda a implantação

Para Itajaí, o projeto prevê a exploração de 4.807 vagas em duas fases de implantação. A primeira é de 2381 vagas no centro, prevista para até 90 dias após a assinatura do contrato. A segunda fase é com 2426 vagas nos bairros, em até 120 dias da contratação. O edital exige ao menos 55 smartphones para fiscalização manual das vagas e ao menos dois veículos com câmeras.

As viaturas e os agentes serão do município, mas os equipamentos devem ser fornecidos pela empresa, que orferecerá também um sistema que permita a leitura automática das placas de veículos estacionados. O sistema de fiscalização eletrônica embarcada com câmeras será a principal forma de controle de uso das vagas, junto com os smartphones.

Os antigos parquímetros – há 110 espalhados pela cidade – poderão ser reaproveitados. O edital exige 133 equipamentos distribuídos nas ruas onde as vagas serão exploradas. A venda de créditos de estacionamento, com valores ainda não divulgados, também estará disponível em terminais de comércios locais credenciados.

Diarinho - Diario do Litoral - Itajaí - SC - 18/10/2022