Um crime sem punição acontece todo dia nas ruas de São Paulo. Vendedores irregulares de cartões de Zona Azul cobram pela folha avulsa de R$ 3,80 a R$ 10, acima dos R$ 3 oficiais, dependendo do local da cidade. Nos arredores do estádio do Pacaembu, na Zona Oeste, os flanelinhas cobram até R$ 10 em cada folha avulsa. Na via de acesso ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, mesmo em dia da semana o tíquete é vendido a R$ 5. Um ambulante na Praça Benedito Calixto cobra R$ 4 pela folha avulsa. "Ganho só um real em cima", afirma. O mesmo preço irregular é praticado por outro vendedor na Rua Libero Badaró, no Centro, a menos de 50 metros da Prefeitura. "Tem gente aqui que cobra R$ 5, eu não sou ganancioso", justifica o vendedor.
Segundo o Diário, o preço irregular é cobrado em toda a cidade. "Para estacionar na Rua Florêncio de Abreu, no Centro, pago de R$ 5 a R$ 7 por folha", afirmou o artesão Edson Barbosa. "É errado porque pagamos ao poder público para usar o estacionamento rotativo. Temos de pagar também ao cambista?", falou Barbosa.
"Eu compro o talão com 10 folhas a R$ 28 e vendo avulsas a R$ 4 cada", falou Valdir Lima, proprietário do bar do número 211 da Alameda Barros, no Centro. "Não acho que é errado, afinal estou disponibilizando um serviço", falou o comerciante. "Não é sempre que dá para sair procurando um posto oficial para comprar o talão ao preço oficial", diz o artista plástico José Francisco, que pagou R$ 4 em uma folha avulsa de Zona Azul para estacionar o carro na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na Zona Oeste. "Comprei ali na banca de jornais da praça, achei que o preço cobrado era o oficial", comentou Francisco.
Fonte: Diário de São Paulo, 30 de abril de 2012

Categoria: Mercado

Valets terão cupons em junho (26/04/2012)

A Prefeitura começará a distribuir no início de junho 1,7 milhão de cupons para serviços de valets, nos mesmos moldes da Zona Azul. O talão servirá para o governo fazer a cobrança antecipada dos 5% re (...)