Você confiaria num robô para estacionar seu carro? Essa foi a pergunta que os nova-iorquinos  fizeram em fevereiro, quando a primeira garagem inteiramente robotizada da cidade foi inaugurada em Chinatown.

A garagem não possui manobristas. Tudo é controlado por computadores. “Você nunca mais terá que se preocupar com objetos deixados no interior do veículo, pois ninguém vai dirigir seu carro. Ninguém vai alterar os ajustes de seu banco, tirar os retrovisores do lugar ou mudar a estação do rádio do veículo”, diz Ari Milstein, diretor da Automotion Parking Systems, empresa responsável pela implementação da garagem.

O motorista pára o carro numa plataforma na entrada e o sistema se encarrega de procurar uma vaga e estacionar o veículo nela. Sensores a laser evitam que o carro sofra colisões ao ser movimentado. O sistema também racionaliza o espaço: a garagem de Nova York conta com 67 vagas, em um espaço onde caberiam apenas 24 carros caso fosse uma garagem convencional.

Não é necessária supervisão humana para o funcionamento da garagem, mas há um atendente disponível para cobrança em dinheiro e para explicar como funciona o sistema para os usuários. A diária cobrada pela empresa é de US$ 25 (R$ 51) e a mensalidade de US$ 400 (R$ 824), preços competitivos em se tratando de Nova York.

De acordo com Milstein, a empresa planeja construir outras cinco garagens deste tipo na cidade, sendo três delas no Brooklyn.

Categoria: Fique por Dentro

Cidade limpa?

Quem enxerga São Paulo além dos clichês sabe que está se desenvolvendo um senso de responsabilidade

Current bank (...)