As normas e critérios de homologação para o chip automotivo que vai equipar os veículos do País deverão ser anunciados em até 60 dias, segundo informou ontem o diretor técnico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Mauro Mazzamati.

Ele informou que o objetivo do chip é identificar o grande número de veículos irregulares em circulação nas cidades brasileiras. Só em São Paulo, o novo sistema deverá enquadrar 1,7 milhão de carros quer rodam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

"Apenas em São Paulo, a identificação dos veículos irregulares significaria uma receita de R$ 1,7 bilhão em arrecadação de IPVA, multas, DPVAT e licenciamento", afirmou Mazzamati. Segundo o diretor, dos 42 milhões de veículos em circulação no País, algo entre 25% e 30% estão irregulares.

Para começar a instalação do chip, o Denatran depende do Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai definir qual a plataforma tecnológica a ser utilizada. "Depois de definida a tecnologia, cada Detran poderá licitar seus contratos de forma independente, com a empresa que for mais adequada", afirmou o diretor do Denatran. A definição do sistema deve acontecer em 120 dias.

O crescimento da frota nacional dificulta a fiscalização e pressiona a implantação de um sistema de controle mais eficaz. "O chip enviará informações do veículo onde quer que ele esteja", disse Mazzamati.

Fonte: Diário do Comércio (São Paulo), 11 de abril de 2007

Cidade limpa?

Quem enxerga São Paulo além dos clichês sabe que está se desenvolvendo um senso de responsabilidade

Current bank (...)