Parking News

Estão hoje em construção na Capital paulista 1.291 prédios, com 150.369 vagas de garagem, de acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). Concentrados em alguns bairros, esses empreendimentos imobiliários terão, na avaliação de especialistas, impacto não só no tráfego local, mas também no da cidade, dependendo da região onde estão localizados. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
Ao menos 40% dessas construções estão espalhadas pela Mooca, Vila Prudente, Butantã, Vila Leopoldina, Perdizes, Pompéia, Jaguaré, Jardim da Saúde, Morumbi, Vila Mariana e Ipiranga. Em algumas áreas, em que grandes condomínios foram entregues recentemente, os antigos moradores já sentem dificuldades de locomoção em vias onde isso não acontecia antes. É o caso da Vila Leopoldina, na Zona Oeste, onde, além de ruas congestionadas, boa parte do trânsito desemboca na Marginal do Pinheiros. Foram 30 lançamentos de janeiro de 2006 até junho deste ano. "Esses grandes prédios são construídos sem planejamento. Depois que terminam as obras, as construtoras vão embora sem se preocupar com a saturação", diz José Benedito Morelli, presidente do Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Lapa, que congrega 42 entidades.
A arquiteta e urbanista Maria do Carmo Vilariño, professora das Universidades Ibirapuera e Paulista, diz que a verticalização em bairros de classe média e alta traz mais carros, já que esse público não costuma usar transporte público. Para ela, é preciso planejamento por parte da Prefeitura. "A verticalização ocorre de forma atropelada e o planejamento vem depois. Isso é histórico em São Paulo: primeiro fazer, para depois se planejar."
O engenheiro João Cucci, professor de Engenharia de Tráfego da Universidade Mackenzie, também defende um planejamento rígido por parte dos órgãos públicos. Para ele, as medidas de compensação feitas pelos empreendimentos nem sempre são satisfatórias. A legislação prevê que só os empreendimentos residenciais com mais de 500 vagas são considerados Pólos Geradores de Tráfego (PGT) e precisam fazer compensações viárias.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de agosto de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Cambistas vendem cartão a R$ 10,00 (25/08/2008)

Vendedores clandestinos que atuam nos portões no lbirapuera (Zona Sul) estão vendendo por até R$ 10,00 cada cartão de Zona Azul, obrigatório desde fevereiro de 2007 para estacionar dentro do parque. O (...)

Estacionamento dá lugar a préo (25/08/2008)

Um novo prédio com sistema inteligente de segurança e baixo consumo de energia será erguido no Centro do Rio, num terreno de 2,5 mil m2, que pertence à Academia Nacional de Medicina. A área, na Avenid (...)

Primeira CNH fica mais fícil (24/08/2008)

As novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer em 1º de janeiro de 2009. A resolução, divulgada dia 23 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê alteraçõ (...)

Transportando o "pet" com segurança (22/08/2008)

Levar o animal de estimação para passear de carro requer atenção e cuidado não apenas com a segurança, mas com a lei. Conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado levan (...)

Câmara aprova penas alternativas (20/08/2008)

O plenário da Câmara provou projeto que define as penas alternativas que podem ser aplicadas em casos de crime de trânsito. Pelo projeto, no caso em que houver condenação com penas alternativas (crime (...)

nheiro jogado fora (20/08/2008)

De janeiro até 31 de julho deste ano, pardais e lombadas eletrônicas flagraram 1,12 milhão de infrações de trânsito na cidade. Um lamentável recorde está a caminho, pois nos doze meses de 2007 foi apl (...)

Polícia autua 91 guardadores (26/08/2008)

O 23º DP abriu inquérito contra 91 flanelinhas que atuavam no estádio do Pacaembu, na capital paulista, no domingo, dia 2. Conforme veiculou a Folha de S. Paulo, eles foram acusados de exercício ilega (...)

Licitação para duas garagens no RJ (26/08/2008)

Anunciada em junho, a licitação para a construção de duas garagens subterrâneas na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, uma na Praça General Osório, em Ipanema, outra na Praça do Lido, em Copacabana, (...)


Seja um associado Sindepark