A demanda por vagas em Niterói está próxima de uma solução. Nesta terça-feira, o prefeito Godofredo Pinto assinou a ordem de início para a construção de duas garagens subterrâneas na cidade.

As unidades estarão localizadas no subsolo das praças Getúlio Vargas, em Icaraí, e da República, no Centro e elevará em 800 o número de vagas no município. A Concessionária Niterói Rotativo terá um prazo de seis meses para iniciar as obras e 18 meses para finalizar.

Godofredo destacou que pesquisas de opinião pública elegeram o trânsito como um dos maiores problemas de Niterói. O prefeito lembrou que durante o último planejamento estratégico ficou determinado que seria uma prioridade buscar soluções para amenizar o problema.

"Realizamos uma formatação institucional na política de trânsito da cidade. Criamos a empresa Nittrans (Niterói Trânsito e Transportes) e estamos correndo atrás de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar o Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT)", afirmou.

Ainda segundo o prefeito, a ampliação da Avenida do Contorno, no Barreto, a construção do túnel Charitas-Cafubá, além da ampliação da Alameda São Boaventura, no Fonseca e um entendimento com o Governo Estadual sobre a construção da Linha 3 do pré-Metrô estão no topo da lista de intervenções na cidade que ajudarão a desafogar o trânsito.

A secretária de Serviços Públicos Trânsito e Transportes, Dayse Monassa esclareceu que a construção das garagens auxiliará os projetos de melhorias no fluxo de automóveis na cidade.

Dayse também citou a remoção do estacionamento no lado esquerdo da Rua Álvares de Azevedo como uma das intervenções para reduzir os congestionamentos em Icaraí, principalmente, no horário de entrada e saída das escolas do bairro.

"Essas ofertas de vagas vão suprir a necessidade do polígono localizado no Centro e Icaraí. Entre estes dois bairros, existe uma demanda de 1,5 mil vagas e supriremos mais da metade", disse Monassa, lembrando que existem emplacados em Niterói cerca de 195 mil veículos.

Concessão- O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa), Filinto Branco, esclareceu que a empresa Niterói Rotativo têm concessão na cidade por 30 anos. De acordo com o contrato, caberá a empresa arcar com todo o custo da obra. Filinto ainda explicou que inicialmente o preço cobrado por vaga será o mesmo em que está em vigor, R$ 1 a hora, mas que o preço poderá sofrer ajustes anuais.

"A concessionária terá um prazo de seis meses para iniciar as obras. Esse tempo é o necessário para obter as licenças ambientais, remover algumas árvores e os monumentos", lembrou.

Filinto ainda afirmou que caso o prazo não seja cumprido, a Prefeitura poderá abrir uma nova licitação.

O prefeito ainda comentou que a construção de garagens subterrâneas deverá ser continuada pelo seu sucessor. Godofredo antecipou que um pretende construir outra em São Francisco. Segundo ele, após a conclusão do túnel Charitas-Cafubá, a demanda por vagas na região irá crescer consideravelmente.

"A lógica do meu governo é estimular o transporte coletivo e um dos incentivos é a isenção do pagamento de pedágio por parte dos coletivos", destacou Godofredo.

Fonte: Monitor Mercantil (Rio de Janeiro), 07 de fevereiro de 2007

Veículo some em supermercado

Responsáveis dizem não poder atender ao pedido de ressarcimento

Garagem para o Ibirapuera