Além da "Zona Verde", cobrança de estacionamento que deve começar a funcionar no dia 26, o prefeito Gilberto Kassab quer fazer uma garagem subterrânea no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul.

A intenção seria dar mais espaço para a circulação de pedestres no local e impedir a emissão de gás carbônico na área. As dificuldades são as licenças ambientais e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente estuda a possibilidade de conceder uma autorização para obras no local há anos, mas ainda não tem nenhuma conclusão. O projeto de garagem é da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e está pronto.

Agora, a idéia é pedir à empresa que ganhar a concorrência para a construção que providencie as licenças necessárias. O edital para a licitação tem o mesmo modelo lançado no fim do ano passado para outras seis garagens no Centro da Capital.

O vencedor de cada endereço terá de arcar com todos os custos e ganhará os futuros lucros do estacionamento por 30 anos. "Nesta semana, em que a ONU (Organização das Nações Unidas) divulga um relatório alarmante sobre o meio ambiente, a Prefeitura de São Paulo quer dar um exemplo de combate à poluição", disse Kassab.

Ainda não se sabe o tamanho da garagem ou quantas vagas deverão ser oferecidas. "O limite é o que for permitido pelo meio ambiente", explicou o prefeito. As outras garagens no Centro devem criar cerca de 2.600 novas vagas.

Os estacionamentos serão sob a Praça João Mendes, a Avenida São Luís, a Praça Antônio Prado, a Praça Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal e o Pátio do Colégio.  Se tudo ocorrer conforme o previsto pelos técnicos da Emurb, os três primeiros endereços deverão ganhar garagens em abril e os outros três, em julho.

A Prefeitura garante que não terá de fazer investimentos com os projetos. Atualmente, a Prefeitura tem duas garagens desse modelo, no Parque Trianon, nos Jardins, e no complexo do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste.

Mas os empresários que administram a garagem Trianon Park desde 1999 dizem não estão tendo lucro e pedem indenização para a Prefeitura por perdas e danos. Cobram na Justiça R$ 10 milhões.   Enquanto o Ibirapuera não ganha uma garagem, o usuário vai se acostumando a pagar para ir de carro ao parque.

A "Zona Verde" será como a "Zona Azul", com a diferença de que o preço de R$ 1,80 vai valer para duas horas, prorrogáveis por mais duas horas.  "Acho (quatro horas) um tempo razoável para o paulistano ter o seu lazer", avaliou o prefeito.

Fontes: Agora São Paulo (São Paulo) , 03 de fevereiro de 2007
Diário do Grande ABC (São Paulo), 03 de fevereiro de 2007
Diário de São Paulo (São Paulo), 03 de fevereiro de 2007
Folha de S. Paulo (São Paulo), 03 de fevereiro de 2007