Multa por farol apagado no DF supera em 35% a de estacionamento irregular

O número de multas aplicadas a motoristas do Distrito Federal por andar com farol baixo desligado em rodovias durante o dia superou em 35,4% o número de autuações por estacionamento irregular no primeiro mês da lei em vigor. O DER, responsável pelas autuações pelo não uso do farol, registrou 17.635 autuações entre 8 de julho e 8 de agosto. No mesmo período, o Detran, que aplica multas por estacionamento irregular, fez 13.020 autuações.

Desde o primeiro dia em que os motoristas foram obrigados a andar com farol baixo ligado em rodovias até dia 19, 10,4% das 23.679 multas aplicadas pelo DER foram a motoristas reincidentes. Ao todo, foram 2.472 autuações aplicadas para quem repetiu a infração.

A maior parte dos motoristas reincidentes (1.030, ou 41,6%) recebeu duas multas do tipo. Nesse período, 108 carros foram autuados três vezes seguidas por não andar com o farol baixo de dia e 19 foram quatro vezes seguidas. Um motorista chegou a receber cinco multas e outro bateu recorde, com sete.

Nesse total estão incluídas as 7.374 multas "perdoadas" pelo governo do Distrito Federal nos dez primeiros dias de validade da lei. A medida valeu apenas para quem não era reincidente na infração.

Ao G1, o diretor do DER, Henrique Luduvice, disse que essas multas devem ser relativizadas quando se compara com a frota de 1,65 milhão de carros no DF. "Estou absolutamente convencido que a grande maioria dos motoristas entendeu o espírito da legislação, adotou o uso do farol aceso nas rodovias e apenas uma pequena parte dos motoristas ainda desconsidera o cumprimento da lei."

Anistia

No anúncio do perdão aos multados, o governador disse que tomou a decisão como forma de ampliar o conhecimento da nova lei entre os motoristas. “Essa é uma medida nova, as pessoas ainda não estavam acostumadas com ela e nós entendemos que seria positivo transformar essas multas em advertências.”

A infração média é flagrada por agentes do DER nas ruas e no monitoramento de câmeras, e por policiais militares do Batalhão de Trânsito. O motorista pego leva multa de R$ 85,13 e ganha quatro pontos na carteira.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, o DF tem cerca de 2 mil quilômetros de rodovias federais, distritais e vicinais. Com o farol baixo ligado, o DER diz que espera reduzir os índices de acidentes com gravidade e mortes nas estradas.

Fonte: G1/DF, 20/08/2016

Entorno de 3 mercados vai ter Zona Azul (Recife)

O estacionamento Zona Azul vai deixar de ser uma exclusividade do Centro do Recife e se estenderá para outras partes da cidade. A ideia do município é implantá-lo no entorno de mercados públicos, come (...)

EUA querem cortar em 25% o consumo de diesel