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A partir do dia 22 de setembro, motoristas paulistas que não pagarem multas de infrações cometidas em outro Estado não poderão licenciar ou transferir o veículo. Atualmente, São Paulo é o vice-campeão em autuações no "estrangeiro" - perdendo apenas para o Paraná, com mais de 2 milhões de multas, conforme publicou O Estado de S. Paulo. Era também o único Estado em que se podia fazer licenciamento ou transferência (exceto para outros Estados) mesmo sem o pagamento das multas levadas fora - embora recebesse valores cobrados de sua frota em outros locais do País.
Os carros paulistas são responsáveis por 1,64 milhão de autuações, que somam R$ 255,8 milhões, desde que o Registro Nacional de Informações de Trânsito (Renainf) foi instalado, em janeiro de 2004. Não há um levantamento sobre o que deixou de ser pago, mas a estimativa é de que existam até 70% de pendências. A cobrança será retroativa.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os problemas ocorrem porque o sistema está centralizado na Secretaria da Fazenda. "Não é um órgão do sistema nacional de trânsito. A integração de todos os outros Estados foi feita via Detran", diz o coordenador de Informatização e Estatística, Eduardo Sanches Faria.
No dia 20, São Paulo receberá toda a base de dados do Renainf com a lista das multas aplicadas a veículos paulistas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de setembro de 2008

Categoria: Geral


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