Preconceito entre muitos paulistanos, a carona pode ser uma boa solução para reduzir o trânsito na cidade e minimizar a emissão de poluentes, aponta a Agência Estado. Para incentivar os paulistanos a dar carona, foi lançado em São Paulo o projeto MelhorAr. Seu objetivo é cruzar dados de funcionários de empresas da Capital e montar uma rede de caronas. "É preciso que as pessoas tenham consciência de responsabilidade social", afirma Lincoln Paiva, idealizador do projeto.
No MelhorAR, os usuários cadastram um CEP - normalmente o local de trabalho - e preenchem um formulário com dados como o tipo do carro e combustível usado, além de dados como tipo de música preferido e seu perfil. "A intenção é fazer que pessoas de um mesmo perfil dêem carona, assim, há mais chance de dar certo", argumenta Paiva. "Com todos esses dados, é possível calcular o quanto foi economizado em emissão de CO2", explica.
Para incentivar a participação dos funcionários, algumas empresas oferecem benefícios que vão desde melhores vagas de estacionamento até custeamento do combustível. "Em troca, as empresas ganham funcionários conscientes e uma boa imagem institucional", afirma Paiva.
Fonte: Agência Estado, 5 de setembro de 2008

Categoria: Ação Social

Metrô de SP é o mais lotado do mundo (08/09/2008)

A cidade de São Paulo tem o metrô mais superlotado do mundo. A marca foi alcançada este ano, segundo a Comunidade de Metrôs (CoMET, na sigla em inglês), organização que reúne os 11 principais sistemas (...)