O metrô do Distrito Federal apresentou, em audiência pública dia 26, o projeto de expansão da Linha 1. Pelo projeto, serão cinco novas estações, inclusive a primeira da Asa Norte, noticiou o G1. A expansão deve incluir no mapa do metrô duas estações em Ceilândia, outras duas em Samambaia e a primeira na Asa Norte, perto da Galeria do Trabalhador. É uma obra grande e demorada, que deve levar dois anos para ser concluída.
A previsão de gastos é de R$ 700 milhões, oriundos de recursos do PAC. O processo de seleção das empresas responsáveis pela expansão deve começar em setembro.
A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, disse que dois novos trens entrarão em circulação quando as estações estiverem prontas. Segundo ela, o tempo de espera dos passageiros deve diminuir porque o sistema será modernizado e a tecnologia vai garantir menos panes e mais velocidade.
?O tempo de espera será menor, pois tenho uma regularidade maior. Passam mais trens e, consequentemente, eu atendo melhor as pessoas?, fala a presidente.
O metrô afirma atender 130 mil passageiros por dia em média. Com a expansão, a estimativa é que outras 30 mil pessoas passem a usar o transporte.
A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório. Cumprida essa fase, o Metrô-DF fica habilitado a realizar a licitação para a contratação das obras.
Fonte: portal G1, 26 de julho de 2013