O número de mortos em acidentes de trânsito no Distrito Federal teve queda de 12,6% nos cinco primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Detran. De janeiro a maio foram registradas 152 mortes em acidentes de trânsito nas vias do DF ? média de um caso por dia ?, contra 174 em 2012. De acordo com o órgão, é o menor número de vítimas fatais desde 2007.
O mês com maior número de mortes em 2013 foi abril (39), aponta o levantamento do Detran. Ainda assim, o número representou uma queda de 13,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com exceção de janeiro, que teve aumento de 3,4% no total de vítimas fatais, os demais meses tiveram redução de óbitos.
O levantamento mostra ainda uma redução no número de acidentes com vítimas. Foram 141 nos cinco primeiros meses do ano, contra 161 de janeiro a maio de 2012 ? uma redução de 12,4%. O número também é o menor desde 2007, segundo o órgão.
A redução no número de acidentes com vítimas e de mortes no trânsito é atribuída à realização de ações conjuntas do Detran com outros órgãos, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e de ações educativas nas ruas e escolas, disse o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja, à Agência Brasília.
Ele também destacou o impacto das operações Funil na redução da violência no trânsito. "A Operação Funil envolve Detran, PM, Polícia Rodoviária Federal, e outros órgãos e batalhões em uma única ação, que promove uma fiscalização mais efetiva e uma sensibilização maior por parte do condutor", disse.
Fonte: portal G1, 25 de julho de 2013