Metade dos shopping brasileiros oferece vagas para carregamento elétrico de automóveis

Atento às iniciativas ESG, um total de 52% dos shopping centers brasileiros oferece  carregadores elétricos para os automóveis de seus frequentadores. A iniciativa apoia o uso de veículos elétricos e estimula a preservação ambiental.

A oferta de carregamento elétrico aumentou 4,3 vezes entre 2019 e 2022 e, regionalmente, o Centro-Oeste lidera com o maior percentual de shoppings com carregadores elétricos para automóveis (77%), seguido pelo Sul (61%). As informações estão no estudo elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O levantamento também destaca outras ações relacionadas ao ESG nos shopping centers, como o uso de água, energia e iluminação, campanhas sociais com comunidades no entorno, atendimento das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros aspectos.

Para enfrentamento e redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), outros indicadores são a compra de energia em mercado livre (em que 9 a cada dez shoppings recorrem à iniciativa), gestão de resíduos e demais iniciativas.

“Nos últimos anos se observa um movimento para que as pessoas tenham responsabilidade ambiental e alterem fontes de energia, e nesse contexto o emprego do veículo elétrico tem ganhado força. Os shopping centers consideram essa como mais uma oportunidade de prestar serviço a seus frequentadores”, disse o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

O estudo também aponta que 93% dos shoppings brasileiros contam com bicicletários, iniciativas como captação de água das chuvas (25% dos empreendimentos), uso de torneiras automáticas para economia de água e sustentabilidade (71% dos shoppings) e outras práticas sustentáveis.

O setor de shoppings no Brasil vem investindo em iniciativas ESG e abrange três pilares da sustentabilidade.

“Para os shopping centers, adotar boas práticas ESG implica não apenas a redução do consumo de recursos naturais, mas também na melhoria da eficiência operacional, promoção da diversidade e inclusão, busca pela equidade e preocupação com as comunidades locais”, complementou o executivo. (Imagem: divulgação)

Mercado & Consumo, 11 de dezembro de 2023