Mais de 70% dos consumidores querem trocar de carro ou comprar um este ano

Em pesquisa realizada com 5 mil usuários, a plataforma on-line de compra e venda de veículos Webmotors apurou que mais de 70% dos consumidores ouvidos pretendem trocar de carro ou comprar um ainda este ano. Dos respondentes, 68% (3.106 pessoas) já têm carro e 79% (2.075) destes disseram que pretendem trocar por outro nos próximos seis meses. Dos 32% (1.480) que disseram não ter um automóvel, 71% (760) pretendem comprar um até dezembro.

Para os 79% dos ouvidos que já têm carro e querem trocar, 88% pensam em um modelo usado e 21% em um novo. Já para aqueles que não possuem veículo e querem comprar, 93% optam pelo produto de segunda-mão, não fazem questão do zero-quilômetro.

Em relação ao tipo de veículo desejado, 33% dos clientes com intenção de trocar o automóvel este ano querem um modelo sedã, enquanto 26% preferem um SUV e 23% um hatch. A escolha de um carro mais caro pode ser explicada pela disponibilidade do valor do usado para a entrada, partindo assim para um produto de maior valor agregado.

Comprova essa tendência o fato de a grande maioria (43%) dos que não possuem um veículo – e portanto vão partir do zero para comprar um – escolher um hatch como primeira opção. Neste caso a opção por um sedã cai para 30% e 15% para os SUVs.

Ter o não um veículo como valor de entrada também incluencia bastante a forma de pagamento escolhida pelos usuários da Webmotors. Independentemente se será uma troca ou a compra do bem, a maioria tem a intenção de financiar parcialmente o novo carro, mas o porcentual é de 51% para quem vai trocar e de 33% para quem quer comprar.

A mesma diferença de porcentuais se verifica para os que podem pagar à vista: 32% no caso de quem já tem um carro e quer trocar, a segunda opção depois do financiamento parcial, enquanto pagar de uma só vez seria a escolha 23% dos que pensam passar a ter um veículo este ano, que fica atrás daqueles que vão procurar pelo financiamento de 100% do bem (29% do grupo dos sem-carro).

Fonte: Automotive Business, 26/07/2019