Parking News

Por meio da Lei Complementar nº 146 de 26 de junho de 2014, foi estendida a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias à trabalhadora gestante, nos caso de morte desta, a quem detiver a guarda de seu filho.
A empregada gestante, além do direito a licença maternidade de 120 dias, também tem direito à garantia provisória de emprego. Tal previsão está no artigo 10, inciso II, b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias que diz que desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto é garantida a estabilidade à empregada gestante.
Com a entrada em vigor da Lei Complementar n. 146/2014, a estabilidade será estendida àquelas pessoas que detiveram a guarda do filho em caso de falecimento da genitora, condição que deverá ser comprovada aos empregadores públicos ou privados.
Trata-se de uma medida protetiva, de cunho social e inovadora que visa atender as necessidades de acompanhamento da criança notadamente diante da ausência da mãe dela. Além do mais, segue outras tendências legislativas como a extensão da licença maternidade aos homens e aqueles que forem adotantes ou tiverem a guarda judicial.
Abaixo, segue a íntegra da Lei Complementar nº 146, de 25 de junho de 2014.

Diário Oficial da União - Edição Extra - Nº 120-A, quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATOS DO PODER LEGISLATIVO
LEI COMPLEMENTAR Nº 146, DE 25 DE JUNHO DE 2014
Estende a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias à trabalhadora gestante, nos casos de morte desta, a quem detiver a guarda de seu filho.

A Presidente da República
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º O direito prescrito na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, nos casos em que ocorrer o falecimento da genitora, será assegurado a quem detiver a guarda do seu filho
Art. 2º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 25 de junho de 2014; 193º da Independência e 126º da República.
Dilma Rousseff
José Eduardo Cardozo
Fonte: informativo Mix Legal Express, publicação da Fecomercio, 27 de junho de 2014

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Financiamentos de veículos recuam 7% (24/06/2014)

O volume de financiamento de veículos leves, pesados e motocicletas via CDC (Crédito Direto ao Consumidor), consórcio e leasing apresentou retração de 7% de janeiro a maio deste ano na comparação com (...)

Sistema misto (26/06/2014)

Especialistas estão convencidos de que o pagamento de pedágio para trafegar pelas vias de uma metrópole traz como consequência a redução do número de veículos e a melhora no trânsito. Também definida (...)

Mais 1 bilhão de carros (29/06/2014)

O estrago que uma Copa do Mundo faz. Dá até para ficar contente com a qualidade das partidas, mas nem um pouco com o fato de passarem ignoradas na terra do futebol duas notícias importantes para os fu (...)

Em construção (30/06/2014)

Fernando Haddad tem sido abordado na rua por paulistanos que perguntam a ele se o rodízio ampliado será mantido depois da Copa. "Os técnicos da CET ficaram impactados positivamente com os resultados", (...)

Recorde (26/06/2014)

Em São Paulo, multiplicam-se os laboratórios de diagnóstico, a maioria ligada a grandes hospitais. Grupos médicos associados a investidores descobriram a mina de ouro que é o segmento, mesmo que pacie (...)


Seja um associado Sindepark