Leão ainda não recebeu declarações de 22,5 milhões; prazo final é 30 de abril

Nos próximos 35 dias, cerca de 22,5 milhões de contribuintes terão de enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda deste ano, referente aos ganhos obtidos em 2014. O fisco prevê que 27,5 milhões entreguem declarações neste ano (foram 26,88 milhões em 2014). O prazo para o contribuinte continua o mesmo dos últimos anos: será às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 30 de abril (neste ano, uma quinta-feira, véspera de um fim de semana prolongado devido ao feriado do dia 1º de maio, Dia do Trabalho).

Neste ano, a entrega começou no dia 2 de março - a data prevista é sempre dia 1º, que neste ano foi um domingo. Em 2016, que é ano bissexto, a entrega começará no dia 1º de março e terminará em 29 de abril (uma sexta-feira). Em2017, aentrega irá de 1º de março a 28 de abril (também uma sexta-feira).

Quem estiver obrigado a entregar mas perder o prazo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74, ou 1% ao mês sobre o IR devido, mesmo que já pago. A multa máxima é de 20%. É preciso ficar atento, pois não haverá prorrogação. A última vez que isso aconteceu foi em 1995.

Como em anos anteriores, a Receita traz algumas novidades para este ano. A principal delas é a "mobilidade proporcionada ao contribuinte, que permite que ele comece a declarar em uma plataforma, salve o arquivo, recupere os dados em outro dispositivo e depois envie”.

Fazer a declaração por tablet e smartphone também está mais fácil, mas é preciso estar atento a um detalhe: não é possível retificar a declaração por esses sistemas de entrega.

Por esse motivo, o computador ainda deve ser a plataforma preferida pela quase totalidade dos contribuintes.

Fazer a declaração não é um procedimento complicado, desde que o contribuinte tenha toda a documentaçãoem ordem. Oprograma da Receita facilita o preenchimento dos dados, inclusive transportando alguns valores para as respectivas fichas.

As restituições começam a ser pagas em 15 de junho. O último lote normal será liberado em 15 de dezembro, e os residuais devem ser pagos a partir de 15 de janeiro de 2016.

Depois de entregue, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração pelo site da Receita.

Se houver pendências, o declarante deve corrigi-las para sair da malha e receber logo a restituição caso tenha esse direito.

No pagamento, têm preferência aqueles com 60 anos ou mais de idade, os com doenças graves e os deficientes físicos, desde que a declaração não fique na malha. Depois o recebimento é por ordem de entrega.

Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de março de 2015

Ciclovias x vagas para carros

"Bem-intencionado, mas ineficaz." Esta colocação feita por Joaquim Levy a respeito de Dilma se aplica bem ao prefeito Haddad. Especificamente em relação à promoção do uso das bicicletas, como meio de (...)

Mande sua opinião para o SINDEPARK!

Você com certeza já recebeu a pesquisa que enviamos por e-mail. Estamos agora aguardando as suas respostas. Não leva mais que alguns minutos para colocar ali, sem nenhuma complicação, a sua opinião, s (...)

Prefeitura abandona a ampliação do rodízio em SP

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, abandonou de vez a ideia de estender o rodízio de veículos a vias da periferia e de aumentar o período de restrição para além dos horários de pico. Hoje, o ro (...)

SP e União negociam saída da Ceagesp