As disputas acirradas entre motoristas ? que chegam a esperar 40 minutos por uma das 80 vagas próximas ao centro de visitantes do Jardim Botânico ? vão virar coisa do passado. A Subprefeitura da Zona Sul também não terá mais motivo para atribuir parte do engarrafamento na Rua Jardim Botânico, especialmente em feriados e fins de semana, à fila de carros aguardando a vez de entrar no parque, o que obstrui uma faixa da via. A presidente do instituto, Samyra Crespo, anuncia que o estacionamento, com acesso pelo número 1.008 da Rua Jardim Botânico, será desativado, em duas etapas, a partir do dia 21, por não atender à demanda. A data para o término do estacionamento do jardim está fixada: 2 de junho. Mas quem for ao local terá alternativas, embora não tão próximas, para estacionar. E será permitida a entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção, nos horários de funcionamento do parque e do Espaço Tom Jobim.
?Nos fins de semanas, recebemos três mil pessoas. Não tenho vaga para tanta gente. Por outro lado, se um visitante se aproxima do centro de visitantes, um monumento histórico, e quer tirar uma fotografia, encontra carros e cones na frente. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Os monumentos históricos têm que estar desobstruídos?, diz Samyra. Pesquisa feita pelo Overview, que ouviu 811 frequentadores do parque, entre 17 e 23 de fevereiro, dá a dimensão da dificuldade de conseguir uma vaga. Quase um terço dos entrevistados (29,5%) foi para o local de carro. Destes, 68% pararam no jardim.
Para incentivar o uso de outros meios de transporte por quem visita o lugar, foram instalados dois novos bicicletários, nos acessos pela Rua Jardim Botânico 920 e 1.008, que oferecem 26 vagas. Há ainda dez vagas, ao lado da bilheteria principal. No dia 21, metade das vagas deixará de existir. As outras 40, que hoje custam R$ 7, passarão a ser gratuitas, e a ocupação será por ordem de chegada; o que vale tanto para visitantes como para servidores e concessionários. Apenas em fins de semana e feriados e até 1º de junho, mais 35 vagas gratuitas da Embrapa Solos estarão disponíveis. Outra possibilidade é deixar o carro numa das 230 vagas das tribunas do Jockey, em frente à Praça Santos Dumont, pagando R$ 7, mediante a apresentação do bilhete de ingresso ou a carteira de funcionário do jardim.
Mais vagas no Jockey
A partir de 2 de junho, o instituto manterá somente algumas vagas para veículos de serviço e carros adaptados para pessoas com deficiências. Nessa data, não será mais possível parar na área da Embrapa. Em contrapartida, haverá mais 170 vagas disponíveis no Jockey (a R$ 7), com acesso pelo número 1.003 da Rua Jardim Botânico. Já os membros da Associação de Amigos do Jardim Botânico poderão usar o estacionamento funcional nos fundos do parque, com entrada pela Rua Pacheco Leão 1.235, que está sendo ampliado. Haverá 50 vagas para funcionários e associados.
Fonte: O Globo (RJ), 13 de abril de 2014

Corredores: novo protesto no Cambuci (10/04/2014)

Um grupo de moradores e comerciantes da região do Cambuci, na região central, voltou a protestar dia 9 contra a implantação de faixas de ônibus e de Zona Azul. O trânsito ficou complicado na região po (...)

Sem ter onde parar (09/04/2014)