O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2008 está 1,48% menor, em média, do que o cobrado este ano. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que divulgou os valores dia 31 de outubro, a redução deve-se ao aumento da oferta de carros usados. Em dezembro, o governo irá enviar aos proprietários o aviso de vencimento do imposto, no qual constarão a quantia a ser paga, dados do veículo e opções de pagamento, mas os valores já podem ser consultados na página do órgão na internet.
A alíquota do IPVA é de 4% sobre o valor de tabela do veículo para os modelos a gasolina ou bicombustível, ou de picape com cabine dupla. Já carros a álcool ou gás pagam 3% sobre o valor venal. Utilitários de cabine simples, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas têm alíquota de 2% e caminhões, de 1,5%. Veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos. Para o contribuinte que planeja pagar em janeiro à vista o IPVA 2007 a Secretaria da Fazenda prevê um desconto de 3%.
A apuração do valor venal, que serve de base para o cálculo do IPVA de 2007, foi feita por meio de pesquisa de mercado realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em setembro, sob supervisão de técnicos da Secretaria da Fazenda.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 1º de novembro de 2007

Categoria: Fique por Dentro

CET fiscaliza Jarns (05/11/2007)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai intensificar a fiscalização nas áreas de Zona Azul na região de Cerqueira César, nos Jardins, Zona Sul de São Paulo. A decisão foi tomada depois que func (...)