Parking News

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou o ranking 2010 que indica o consumo de combustível e eficiência energética de veículos, assim como já é feito com geladeiras e fogões. O portal G1 frisa que a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, um selo com o carimbo do Inmetro, mostra informações sobre o desempenho do automóvel em relação ao gasto médio na cidade e na estrada (em km/l ou km/m3, no caso dos motores a gás natural) e classifica o modelo de acordo com seu nível de consumo.
Para a certificação, o Inmetro dividiu os modelos em oito categorias: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.
A avaliação atribui nota de A a E, do menor para o maior consumo, respectivamente. Ou seja, A é o veículo mais econômico e E o mais "gastão". Ao todo, foram testadas seis marcas, 35 modelos e 67 versões diferentes.
Em nota, o Inmetro informou que a adesão dos fabricantes e importadores de automóveis ao programa é voluntária e renovável a cada ano.
Os carros flex com nota máxima no ranking são o Fiat Mille Fire Economy 1.0, com 8,8 km/l de álcool (no ciclo urbano), o Honda Fit 1.4 manual com 7,6 km/l, Volkswagen Gol 1.0 e Polo BlueMotion, ambos com 7,4 km/l, e o Honda Civic 1.8 manual com 7,2 km/l. Já os modelos a gasolina mais bem posicionados são o Kia Picanto com a média de 12,4 km/l de gasolina e o Cerato, com 10,1 km/l.
Apesar de ter o veículo mais econômico do ranking, a Fiat é, entre as marcas avaliadas, a que possui o maior número de veículos entre os piores colocados. Palio (1.0 e 1.4), Idea (1.4 e 1.8), Siena (1.4 e 1.8), Stilo (1.8) e 500 ganharam nota E do Inmetro.
A Kia, que teve destaque com o Picanto e Cerato, recebeu nota mínima com o Carens. A Volkswagen também aparece entre os mais poluentes com o Jetta e o Passat.
De acordo com o Inmetro, estes valores são uma referência obtida com testes feitos em laboratórios, em condições comuns de uso, com ar condicionado e direção hidráulica ou elétrica.
Durante os testes, os carros ficam sobre uma espécie de esteira, na qual são simuladas diferentes condições de tráfego. Desta forma, os computadores registram os gastos de combustível. No entanto, o instituto alerta que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo da forma como o motorista conduz o veículo.
Fonte: portal G1, 11 de dezembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

O caminho que leva ao crime (13/12/2009)

Conquistar meninas, ter poder na comunidade e ostentar armas. Depois de sete meses de entrevistas, pesquisadores constataram que o maior fator de atração dos jovens para o crime é o reconhecimento soc (...)

Capital teve zero km de lentidão (09/12/2009)

Parecia feriado. Dia 8 de dezembro, às 15 horas, São Paulo tinha zero km de congestionamento. A Avenida Paulista estava livre. A 25 de Março, com vagas de estacionamento sobrando. E os pontos de ônibu (...)

Vendas devem bater recorde em 2009 (10/12/2009)

As vendas de combustíveis no Brasil devem bater recorde em 2009, atingindo um volume de 98,1 bilhões de litros, alta de 2% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Sindicato das Empresas Distribu (...)

Há quem ainda vá ao Ibirapuera (12/12/2009)

Embora a antiga sede do Detran, no Ibirapuera, tenha sido desativada há três meses, ainda há motoristas que vão até lá tentar resolver pendências. "Não sabia que tinha mudado", disse à reportagem de O (...)

Comércio terá melhor Natal em 11 anos (08/12/2009)

O comércio terá neste Natal a maior taxa de crescimento de vendas em 11 anos. Projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) indica que a receita do varejo deve crescer 12% e (...)

Enfeites de Natal congestionam SP (15/12/2009)

As atrações natalinas da capital paulista estão provocando trânsito noturno em São Paulo. Os piores trechos ficam nas regiões da Avenida Pedro Álvares Cabral, na zona sul - onde está a tradicional árv (...)

Choque de ordem reboca carros na Lagoa (15/12/2009)

Uma operação iniciada nos primeiros minutos da madrugada do dia 14 de dezembro rebocou 12 veículos na calçada da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Muitos deles de moradores do trecho entre os números (...)


Seja um associado Sindepark