Parking News

O comércio terá neste Natal a maior taxa de crescimento de vendas em 11 anos. Projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) indica que a receita do varejo deve crescer 12% este mês em relação a igual período de 2008. No ano passado, o faturamento do comércio em dezembro caiu 1,2% na comparação com o mesmo mês de 2007, segundo o Estado de S. Paulo.
"Teremos o melhor Natal desde 1998, a última vez que as vendas aumentaram 12% em dezembro na comparação anual", diz o diretor executivo Antonio Carlos Borges. Entre os setores que devem apresentar as maiores taxas de crescimento em dezembro estão eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com alta de 27%, lojas de departamento (19%), farmácias e perfumarias (18%), vestuário, tecidos e calçados (12%) e material de construção (11%).
O Magazine Luiza, segunda maior rede de eletroeletrônicos e móveis do País, depois da recente união do Ponto Frio e Extra Eletro com as Casas Bahia, confirma o vigor atual das vendas. Na primeira semana do mês, o faturamento da companhia cresceu 25% em relação ao mesmo período de dezembro de 2008, levando em conta as mesmas lojas, afirma o superintendente da rede, Marcelo Silva. "Este será o melhor Natal dos últimos cinco anos", prevê.
Duas pesquisas nacionais feitas este mês pela Fecomércio, com cerca de 1.500 entrevistados, entre consumidores e empresários do varejo, sinalizam otimismo generalizado.
A enquete com consumidores revela que 57% dos entrevistados abriram mão de algum sonho de consumo no ano passado por causa da crise e esse desejo represado deve se realizar neste fim de ano. Segundo a enquete, eletrodomésticos com 18% das indicações dos consumidores, carros (11%) e televisores (10%) estão entre os produtos com maiores índices de intenção de compra para este fim de ano. Como são itens de alto valor unitário, isso reforça a tese de que o gasto será elevado neste Natal. Para 2010, o maior sonho de consumo apontado pelos entrevistados é a compra de um carro (31%), seguido por imóvel (18%) e viagem (9%).
Para Borges, esse cenário favorável para o consumo, sustentado pelo crescimento da renda, do emprego e do crédito, deve perdurar no ano que vem. Para o ano todo de 2010, ele projeta crescimento de vendas do varejo de 6%. O economista ressalta que, em dois anos, 2009 e 2010, a receita anual do setor será ampliada em 10%. Neste ano, o varejo deve crescer 4%.
INADIMPLÊNCIA
"Nada deve estragar o cenário favorável para o varejo no ano que vem", prevê Borges, lembrando que se trata de um ano eleitoral. Nem mesmo o crescimento da inadimplência deste mês, com 20% dos consumidores com contas em atraso, ante 14% em novembro e 15% em dezembro de 2008, preocupa o economista. É que o indicador dos consumidores inadimplentes que declararam que não terão condições de quitar as dívidas ficou estabilizado em 6% .
O diretor da Fecomércio ressalta que o elemento-chave para o consumidor se planejar é a expectativa em relação ao emprego. E essa variável continua favorável tanto na ótica dos consumidores como do lado dos empregadores. Segundo pesquisa com consumidores, 81,4% dos entrevistados acreditam que o emprego vai crescer no ano que vem e 71,1% têm expectativas muito positivas em relação a sua situação profissional no próximo ano.
Do lado das empresas varejistas, o cenário também é favorável, com 76,9% das companhias declarando que vão ampliar o emprego no ano que vem.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 8 de dezembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

O caminho que leva ao crime (13/12/2009)

Conquistar meninas, ter poder na comunidade e ostentar armas. Depois de sete meses de entrevistas, pesquisadores constataram que o maior fator de atração dos jovens para o crime é o reconhecimento soc (...)

Capital teve zero km de lentidão (09/12/2009)

Parecia feriado. Dia 8 de dezembro, às 15 horas, São Paulo tinha zero km de congestionamento. A Avenida Paulista estava livre. A 25 de Março, com vagas de estacionamento sobrando. E os pontos de ônibu (...)

Vendas devem bater recorde em 2009 (10/12/2009)

As vendas de combustíveis no Brasil devem bater recorde em 2009, atingindo um volume de 98,1 bilhões de litros, alta de 2% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Sindicato das Empresas Distribu (...)

Há quem ainda vá ao Ibirapuera (12/12/2009)

Embora a antiga sede do Detran, no Ibirapuera, tenha sido desativada há três meses, ainda há motoristas que vão até lá tentar resolver pendências. "Não sabia que tinha mudado", disse à reportagem de O (...)

Enfeites de Natal congestionam SP (15/12/2009)

As atrações natalinas da capital paulista estão provocando trânsito noturno em São Paulo. Os piores trechos ficam nas regiões da Avenida Pedro Álvares Cabral, na zona sul - onde está a tradicional árv (...)

Choque de ordem reboca carros na Lagoa (15/12/2009)

Uma operação iniciada nos primeiros minutos da madrugada do dia 14 de dezembro rebocou 12 veículos na calçada da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Muitos deles de moradores do trecho entre os números (...)


Seja um associado Sindepark