Parking News

Conquistar meninas, ter poder na comunidade e ostentar armas. Depois de sete meses de entrevistas, pesquisadores constataram que o maior fator de atração dos jovens para o crime é o reconhecimento social. A conclusão é da pesquisa inédita "Meninos do Rio: jovens, violência armada e polícia nas favelas cariocas", promovida pelo Unicef e coordenada pela cientista social Sílvia Ramos, do Centro de Estudos de Criminalidade e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes. O trabalho será lançado no próximo dia 21 de dezembro, com o objetivo de explicar as razões pelas quais os jovens entram no crime, além dos motivos alegados para sair da criminalidade.
De acordo com a pesquisadora, mitos sobre as razões do envolvimento de rapazes com traficantes estão caindo. Roubar para comprar um tênis, porque a família é desestruturada ou para compensar sua pobreza não foram os principais motivos apontados. Quando há o boato de que uma Unidade de Polícia Pacificadora será implantada na favela, tende a aumentar a procura de emprego pelos jovens.
Foram entrevistadas formalmente 104 pessoas. Além disso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com a participação de 14 jovens, que entrevistaram 241 rapazes e moças de 14 a 29 anos no Complexo do Alemão e na Zona Oeste.
Já o fator apontado como o mais eficaz para que jovens envolvidos com o tráfico deixem o crime é o emprego formal: ter salário, benefícios, carteira assinada e, se possível, um uniforme que deixe bem claro que se trata de um trabalhador. Com 26 anos, Luciano Barbosa, conhecido como Lulinha, concorda. Depois de oito anos traficando, trocou o crime por um emprego numa empresa de estacionamentos: "Não tem dinheiro que compre a felicidade. Olho a minha mãe e vejo a felicidade dela. Entrei no tráfico por amizade. Recebia pelo menos R$ 300 por semana em Vigário Geral. Aí recebi um convite do (José) Júnior, do AfroReggae, que me disse que arrumaria um emprego se eu saísse daquela vida. Hoje, moro em Nova Iguaçu, sou casado e tenho dois filhos. Aprendi o serviço depressa e já fui promovido. Quero estudar e ser advogado".
Empresa tem 131 jovens indicados pelo AfroReggae
Tarcísio Gomes Teixeira, de 23 anos, conseguiu emprego na mesma empresa. Quando estava preso por tráfico, sequer pôde ir ao enterro da mãe. Foi solto, voltou para o crime, mas viu um amigo trabalhando num escritório. "Fiquei com o maior olhão no escritório. Tirei meus documentos e consegui entrar para esta firma, onde pretendo fazer carreira", diz.
Segundo Elenice Furuya, da Estapar Riopark Estacionamentos, a firma, que tem 900 funcionários no Rio, emprega 131 jovens indicados pelo AfroReggae. Com o sucesso do projeto, ele está sendo levado para São Paulo e Santa Catarina. "Os garotos têm orgulho de vestir o uniforme e descer o morro. Nossa proposta é promover o resgate dessas pessoas, para que possam fazer parte de um mundo melhor. Nunca tivemos qualquer prejuízo ou roubo", diz ela.
Fonte: O Globo RJ, 13 de dezembro de 2009

Categoria: Ação Social


Outras matérias da edição

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

Capital teve zero km de lentidão (09/12/2009)

Parecia feriado. Dia 8 de dezembro, às 15 horas, São Paulo tinha zero km de congestionamento. A Avenida Paulista estava livre. A 25 de Março, com vagas de estacionamento sobrando. E os pontos de ônibu (...)

Vendas devem bater recorde em 2009 (10/12/2009)

As vendas de combustíveis no Brasil devem bater recorde em 2009, atingindo um volume de 98,1 bilhões de litros, alta de 2% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Sindicato das Empresas Distribu (...)

Há quem ainda vá ao Ibirapuera (12/12/2009)

Embora a antiga sede do Detran, no Ibirapuera, tenha sido desativada há três meses, ainda há motoristas que vão até lá tentar resolver pendências. "Não sabia que tinha mudado", disse à reportagem de O (...)

Comércio terá melhor Natal em 11 anos (08/12/2009)

O comércio terá neste Natal a maior taxa de crescimento de vendas em 11 anos. Projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) indica que a receita do varejo deve crescer 12% e (...)

Enfeites de Natal congestionam SP (15/12/2009)

As atrações natalinas da capital paulista estão provocando trânsito noturno em São Paulo. Os piores trechos ficam nas regiões da Avenida Pedro Álvares Cabral, na zona sul - onde está a tradicional árv (...)

Choque de ordem reboca carros na Lagoa (15/12/2009)

Uma operação iniciada nos primeiros minutos da madrugada do dia 14 de dezembro rebocou 12 veículos na calçada da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Muitos deles de moradores do trecho entre os números (...)


Seja um associado Sindepark