Começou às 14h do dia 11 de dezembro a Operação Fim de Ano da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais fluminenses. Mais de 700 policiais ficarão mobilizados em esquema especial de trabalho durante 24 dias. A ação termina às 24h do dia 3 de janeiro, informou o portal G1.
O objetivo é garantir uma viagem segura para quem utiliza as rodovias federais e reduzir o número de infrações no trânsito. Segundo a PRF, a prioridade é o patrulhamento preventivo. Policiais ficarão em pontos de interceptação ao longo das rodovias para verificar a documentação do veículo e as condições dos motoristas.
Eles usarão palmtops para fazer consultas, e os veículos irregulares serão levados para os depósitos conveniados do Detran. As estradas têm radares fotográficos para coibir o excesso de velocidade. Os policiais também usarão etilômetros para medir o uso de álcool.
Em casos de acidente, motociclistas estarão posicionados em áreas consideradas críticas para garantir a desobstrução das rodovias, além de auxiliar no patrulhamento dos acostamentos.
A polícia distribuirá folhetos com dicas importantes para os usuários das rodovias e estandes serão montados em diferentes pontos para verificar a saúde dos motoristas.
Monitoramento de áreas de encostas
O monitoramento de encostas seguirá o modelo utilizado em outras operações policiais. A PRF atuará em parceria com as concessionárias nas rodovias privatizadas e, nos demais casos, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para garantir respostas rápidas nos casos de deslizamentos.
O policiamento será reforçado em áreas consideradas suscetíveis a ações de criminosos.
Onde o motorista deve redobrar a atenção
BR-101 (Norte) - Rio-Campos: o ponto mais crítico fica entre o km 0 (Campos) e 261 (Rio Bonito), por se tratar de trecho em pista única, disposta em mão dupla.
BR-101 (Sul) - Rio-Santos: criticidade em todo o trecho por se tratar de rodovia em pista única, disposta em mão dupla e com o traçado sinuoso.
BR-393 - Volta Redonda-Três Rios: criticidade em todo o trecho, por se tratar de rodovia em pista única, disposta em mão dupla, e com tráfego intenso de veículos de carga e ônibus. O número para emergências é 191.
Fonte: portal G1, 11 de dezembro de 2009

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

O caminho que leva ao crime (13/12/2009)