Estacionamento gera 22 MWh (RJ)

Composto por 175 painéis solares instalados em uma área de260 m², o maior estacionamento solar do País, localizado na sede das empresas do grupo Enel, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de 22 MWh de geração de energia solar em apenas quatro meses de funcionamento. O volume é suficiente para abastecer simultaneamente cerca de 30 residências com consumo médio de 155 KWh/mês.

O projeto, que permite a geração de energia para consumo próprio e o compartilhamento do excedente com o sistema elétrico, deve gerar 60 mil kWh/ano. De acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o excedente resulta em um crédito monetário na conta de luz de quem gerou a energia.

Até agora, o estacionamento solar também representou uma economia de 26 milhões de litros de água, que deixariam de ser utilizados caso a energia fosse gerada por hidrelétricas.

O estacionamento solar, que atualmente abastece o próprio prédio da companhia, é um projeto desenvolvido pela Prátil, empresa de serviços da Enel, e tem espaço para cerca de 20 carros.

Fonte: Diário do Nordeste (Fortaleza), 12 de maio de 2015

Lei de Zoneamento: impasse no uso comercial

Por Jorge Hori* O projeto de lei municipal de uso, parcelamento e ocupação do solo, mais conhecido como Lei do Zoneamento, está emperrado e, com isso, não foi ainda encaminhado à Câmara dos Vereadore (...)

São Paulo tem 21 multas de trânsito por minuto