Parking News

Lei de Zoneamento: impasse no uso comercial

predioscentro-516

Por Jorge Hori*

O projeto de lei municipal de uso, parcelamento e ocupação do solo, mais conhecido como Lei do Zoneamento, está emperrado e, com isso, não foi ainda encaminhado à Câmara dos Vereadores, conforme prometido pelo prefeito de São Paulo.

E não foi ainda porque não se chegou a acordo em relação à transformação em corredores das vias principais que cortam ou margeiam Zonas Estritamente Residenciais.

Há um conflito entre os proprietários. Os que têm imóveis de frente para as vias não conseguem mais morar neles, tampouco alugar ou vendê-los. Não servem mais para morar, mas os acordos iniciais e a legislação não permitem usos comerciais interessantes. O resultado são imóveis vazios, atraindo os sem-teto e provocando a degradação, na maioria das vezes pela pichação.

Não há como evitar a ocupação comercial, mas os moradores remanescentes não querem um comércio popular. O governo, populista, não quer uma solução de elite. O resultado é o impasse.

É preciso uma solução específica e um mecanismo de acordo coletivo entre os proprietários, homologado pelo município.

A Prefeitura Municipal precisa resolver o impasse para liberar o restante da regulação do uso e ocupação do solo.

 

 

*Jorge Hori é consultorem Inteligência Estratégicae foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

 

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

São Paulo tem 21 multas de trânsito por minuto

O número de infrações de trânsito flagradas em São Paulo se mantém em crescimento. Nos três primeiros meses deste ano, houve 2,7 milhões de irregularidades, um volume 7,6% superior ao registrado no pr (...)

Avança lei que fecha Minhocão no sábado

Em mais um passo para concretizar a desativação do Minhocão, no centro da capital paulista, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, dia 12, um projeto de lei que pretende interditar a via também aos (...)

TOP Abrapark já tem primeiros inscritos

O prêmio TOP Abrapark é uma iniciativa única no Brasil, da Associação Brasileira de Estacionamentos, para reconhecer e divulgar os destaques no setor. Confira o regulamento no site da Abrapark e veja (...)

Metrô sofre por suas virtudes

A pesquisa Caracterização Socioeconômica do Usuário e seus Hábitos de Viagem, feita pelo Metrô, cujos resultados foram adiantados por reportagem do Estado, traz informações importantes para compreende (...)

Estacionamento gera 22 MWh (RJ)

Composto por 175 painéis solares instalados em uma área de 260 m², o maior estacionamento solar do País, localizado na sede das empresas do grupo Enel, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de 22 MWh de (...)

Regularização de estacionamentos (MA)

O governo do Estado, por meio da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), após assinarem termo de coopera (...)

Mais de 70 estacionamentos podem ser fechados (SE)

O Procon Municipal de Aracaju, juntamente com a Secretaria Municipal da Fazenda, poderá fechar nos próximos meses mais de 70 estacionamentos que funcionam na capital sergipana, principalmente no centr (...)

Onde os carros não têm vez (PE)

O amarelo vem ganhando cada vez mais espaço nas vias do Recife. Nos últimos dois anos, cerca de 218 km de meio-fio receberam a cor, que indica proibição de estacionamento. A conta inclui 108 vias da c (...)

Flanelinhas acusados de lotear vagas são detidos

A Polícia Civil de Campinas deteve na tarde do dia 15 três flanelinhas que comercializavam vagas de estacionamento na Rua Dr. Thomaz Alves, no Centro, ao preço de até R$ 6,00. O esquema foi revelado n (...)

Os estacionamentos mais fascinantes do mundo

Quando o assunto é estacionamento, seja no Brasil ou em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, é comum nos depararmos com edifícios de vários andares reservados somente para estacionar o (...)

Financiamento de veículos recuou em 2015

A falta de confiança na economia e a restrição da oferta de crédito causaram redução no financiamento de veículos no primeiro quadrimestre de 2015. Considerando modelos novos e usados, entre janeiro e (...)


Seja um associado Sindepark