O novo plano de manejo do Parque Nacional da tijuca, a ser lançado em julho, prevê a construção de uma garagem com três níveis - um deles subterrâneo - para 140 carros, nas Paineiras, próximo à antiga cancela de acesso ao Corcovado.

A informação foi confirmada ontem pelo chefe do parque, Ricardo Calmon. O estacionamento é uma das medidas que a Superintendência Regional do Ibama pretende adotar para facilitar o acesso ao Cristo.

Desde 10 de maio, quando foi deflagrada a Operação Iscariotes, da polícia Federal - que desbaratou quadrilha acusada de desviar R$10 milhões de bilheteria do Corcovado - só táxis e vans credenciados estão subindo até a estátua. A cobrança de taxa está suspensa.

A garagem com três níveis deve ser construída e operada por um concessionários. ela deve ser erguida no local onde funciona atualmente o estacionamento de pedras. Calmon não fixou prazo para licitar a concessão do futuro estacionamento.

A prioridade da Superintendência do Ibama é implantar um novo modelo de bilhetagem. Em até 15 dias, o Ibama espera lançar a licitação para escolher a empresa que vai instalar o sistema, que inclui cinco catracas (uma para deficientes) e duas câmaras de monitoramento.

Vans: usuários não poderá esperar mais de 15 minutos

Também em 15 dias o Ibama quer lançar o edital para contratar uma empresa de vans que terá permissão para transportar os passageiros das Paineiras até a estátua.

"A empresa terá de ter vans novas, para 15 pessoas, com DVD e ar-condicionado. O passageiro não poderá ficar mais de 15 minutos esperando. Vencerá quem oferecer a menor tarifa, incluindo R$5 do Ibama, custos de operação e lucro", disse Calmon.

A intenção do Ibama é que a cobrança de ingressos volte a ser feita em até três meses. O custo das obras de construção de uma guarita, prevista no projeto, deve ser inferior a R$15 mil, o que dispensará licitação.

Outra medida - também sem prazo - é a implantação de uma linha de microônibus ligando o Largo do Machado ao Corcovado. O presidente regional do Ibama, Rogério Rocco, explicou que o projeto está sendo estudado pela prefeitura.

Quanto à apuração do crime o Ministério Público Federal ofereceu denúncia à Justiça contra os 22 acusados de integrar a quadrilha. os sete Pms denunciados tiveram a prisão preventiva decretada. Os demais foram soltos no fim de semana.

A denúncia foi feita pelos procuradores José Maria Panoeiro e José Schettino. Os acusados forma denunciados por crimes de estelionato, formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Os Pms responderão ainda o processo na Justiça Militar.

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro), 23 de maio de 2007

Mais espaço na garagem

Cresceu o número de vagas em estacionamentos de alto padrão, mas segmento econômico também procura pela segunda vaga. Preço dessa área custa até R$ 50 mil

(...)